Seguidores

quarta-feira, 5 de abril de 2017

ESTUDANTE DE CAPOEIRAS CLASSIFICA-SE EM PRIMEIRO LUGAR EM PERNAMBUCO PARA INTERCÂMBIO MUSICAL


O PGM (Programa Ganhe o Mundo) Musical da Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco selecionou dez estudantes da rede estadual com habilidades musicais em instrumento ou canto A aluna do 2º ano do Ensino Médio da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Capoeiras, Yasmin Maria dos Santos Teixeira, de 15 anos, destacou-se sendo selecionada em primeiro lugar no estado. Yasmim é fruto do trabalho do professor Wagner Souza que desenvolve aulas práticas de músicas em projetos na escola.

Os alunos cursarão 01 (um) semestre letivo do ensino médio na modalidade High School e treinamento prático no instrumento musical ou canto para o qual foi selecionado possibilitando o desenvolvimento de sua comunicação para treinar, conhecer e aperfeiçoar suas habilidades, com data de embarque prevista a partir de julho/setembro de 2017.  A participação em um intercâmbio internacional dará ao estudante além do desenvolvimento na língua estrangeira, a oportunidade de continuar seus estudos numa High School e aperfeiçoamento da prática em seu instrumento musical ou canto, promovendo e fomentando a diversidade e difusão cultural.

A seleção foi realizada em três etapas de caráter classificatório e eliminatório.

A primeira etapa consistiu na análise dos requisitos exigidos na gravação de apresentação do solo em canto ou do solo em instrumento musical e postado no www.youtube.com

Na segunda etapa, foram classificados 40 (quarenta) candidatos que passaram pelas etapas de análise das gravações postadas no www.youtube.com

Assista ao vídeo:

Na terceira etapa os candidatos se submeteram a uma avaliação escrita contendo 10 (dez) questões sobre assuntos musicais como Pentagrama, Notação musical, Claves, Compassos e Alterações. Nesta mesma etapa os candidatos se apresentaram em audição pública onde executaram uma peça de livre escolha, perante uma banca formada por 5 (cinco) professores, dois do Conservatório Pernambucano de Música e três de outras instituições de música do Estado de PE. A peça teve duração de três minutos. A banca analisou pontos do teste de cada candidato como domínio técnico, expressividade, leitura e afinação e foram atribuídas notas de 0,00 (zero) a 10,00 (dez). Nesta etapa Yasmin obteve a nota máxima.

Os candidatos aprovados farão jus a 01 (uma) bolsa instalação e a 05 (cinco) bolsas manutenção no valor de R$ 719, 00 (Setecentos e dezenove reais), sendo que a primeira será entregue após o desembarque no país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Também farão jus a um seguro de saúde durante o período que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, conforme disponibilidade.

Todos os que fazem a EREM – Perpétuo Socorro, família e o município de Capoeiras estão orgulhosos pelo sucesso Yasmim.

Texto: Erivaldo Bento Cavalcanti. (professor de língua portuguesa da escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!