Seguidores

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PAUL NEWMAN - O HOMEM DOS OLHOS AZUIS

Por Altamir Pinheiro

“Às vezes Deus cria seres perfeitos, e PAUL NEWMAN era um deles”, afirmou, certa vez, a atriz Sally Fields. “Há um ponto em que os sentimentos vão além das palavras. Perdi um verdadeiro amigo. Minha vida e este país são melhores porque ele esteve em ambos”, resumiu ROBERT REDFORD, amigo e companheiro do ator. Poucas vezes, se viu tanta unanimidade, admiração e respeito por um astro de Hollywood. O ator e diretor Paul Leonard Newman, que completaria 92 anos de idade, fumante e alcoólotra inveterado, morreu de câncer no pulmão, aos 83 anos, no dia 26 de setembro de 2008.

Atuou no filme “Gata em Teto de Zinco Quente” (1958), quando ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes,  “Exodus”(1960), ”Doce Pássaro da Juventude” (1962), Criminosos Não Merecem Prêmio (1963), O Indomado ( 1963) , Rebeldia Indomável (1967), Hombre (1967),  e um dos maiores sucessos de sua carreira:  “BUTCH CASSIDY”/DOIS HOMENS E UM DESTINO (1969),  contracenando com o amigo Robert Redford. A dupla repetiria a fórmula, quatro anos depois, com  “ O GOLPE DE MESTRE”, que ganharia o Oscar de melhor filme de 1973. Além de ator, Paul Newman dirigiu e produziu vários filmes, entre eles “Rachel, Rachel”(1968), estrelado por sua esposa, Joanne Woodward, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor. Indicado uma dezena de vezes ao Oscar, finalmente acabou ganhando a estatueta  pela atuação em “A Cor do Dinheiro”(1986).

Um dos homens mais bonitos do mundo, adepto da filantropia, casado por 50 anos com a mesma mulher, ainda com ares de apaixonado. A vida do ator Paul Newman parecia saída de um grande clássico das telas. Ao olhar de perto, no entanto, a história do astro tem detalhes nada glamorosos, como seu ALCOOLISMO e um caso que teve com uma jornalista. Outro momento complicado é o drama com o filho Scott, que morreu de OVERDOSE de álcool e drogas aos 28 anos. - Ao morrer, o ator deixou seis filhas -,  "Paul Newman bebia muito álcool e não sabia lidar com o vício do filho. E ele próprio já era filho de um homem com quem não tinha boa relação", confirma seu biógrafo, o jornalista Shawn Levy.

Lenda indiscutível do cinema americano cujos olhos azuis, possivelmente os mais famosos de Hollywood e os que mais suspiros provocaram, serão tão lembrados quanto sua brilhante carreira. Eterno aspirante ao Oscar, ganhou um honorário pelo conjunto de sua carreira em 1986 e no ano seguinte finalmente o conquistou por seu papel em "A COR DO DINHEIRO", de Martin Scorsese, quando já tinha 61 anos e uma longa carreira nas costas. Conhecido como a "LENDA DOS OLHOS AZUIS DE HOLLYWOOD" era um  fumante e alcoólatra inveterado. Em que pese ter tido um suposto caso fora do casamento, no campo da fidelidade ele costumava dizer que, “Porque circular por aí com um hambúrguer, quando você tem carne de primeira em casa?”.

Paul Newman atuou em 58 filmes, apenas seis deles westerns. Um de nós morrerá(1958); -  Quatro confissões(1964); - Hombre(1967); - O Homem da Lei(1967); -  Oeste Selvagem(1976); - Butch Cassidy(1969),  sendo que o filme “Butch Cassidy” contracenando com o seu amigo Robert Redford é um dos westerns que maior bilheteria atingiu no cinema por ser um filme romântico, divertido e nostálgico. Paul Newman foi um dos mais consagrados atores do cinema norte-americano em todos os tempos. Nove vezes indicado ao prêmio Oscar de Melhor Ator e uma indicação como Melhor Ator Coadjuvante, Newman recebeu ainda um Oscar por seu trabalho humanitário e outro Oscar honorário por sua contribuição artística para a indústria cinematográfica.

No Filme Butch Cassidy, Um dos filmes de faoreste de maior sucesso da história do cinema. Um clássico premiado com o Oscar que mistura aventura, romance e comédia ao contar a história verídica dos fora-da-lei mais simpáticos do velho oeste. Ninguém é mais rápido que Butch Cassidy (Paul Newman) para bolar esquemas para ficar rico, e seu parceiro Sundance (Robert Redford) é imbatível com seu revólver. Quando estes dois atrapalhados ladrões de bancos e de trens se cansam de fugir da justiça partem para a Bolívia com a namorada de Sundance (Katharine Ross). Nenhum dos dois sabe espanhol o suficiente para dizer “ISTO É UM ASSALTO!!!”, mas isso é só detalhe sem importância para os dois “VILÕES” mais simpáticos que já cavalgaram pelo oeste.

Paul Newman passou sua vida tentando fugir do estigma de um belo rosto, por isso,  geralmente interpretava personagens rebeldes que combatiam o sistema. Entretanto todos nós sabemos que seu belo rosto e seus penetrantes olhos azuis, sempre ajudaram muito a sua prodigiosa carreira.  Por ironia do destino, o dono dos MAIS FAMOSOS OLHOS AZUIS DE HOLLYWOOD era daltônico(pessoa que não consegue distinguir certas cores). Mas, apesar disto, enxergou como poucos as injustiças sociais de seu país e do mundo.  Lutou e fez o que pode para repará-las. A vida digna, engajada e corajosa do cidadão Paul Newman foi o seu melhor papel. E o seu maior legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!