Seguidores

domingo, 9 de abril de 2017

O Justiceiro das Telas

Por Altamir Pinheiro

O ator norte-americano de origem lituana,  Charles Dennis Buchinsky, foi um intérprete  que falava através da sua atuação com aquela maneira fria e serena em cada cena que interpretava ou representava. Ou seja, era um ator frio e calculista. Charles Bronson é considerado  um dos maiores ícones de Hollywood dos filmes policiais e do velho oeste, muitos deles caracterizados por violência excessiva e louvor à vingança. Interpretou muitas vezes ou quase sempre o bordão ou molde  daquele herói durão e de sangue frio, inclemente contra os “CRIMINOSOS”...

Com a conhecida carreira rica em westerns e policiais, acabou  se transformando em um autêntico justiceiro vingativo da violenta e controversa   série  "DESEJO DE MATAR". Foi nesta série de muito sucesso que Bronson chegou ao estrelato aos 53 anos, quando interpreta pela primeira vez o papel de PAUL KERSEY, um arquiteto que tem a mulher assassinada e a filha violentada. Inconformado pelos responsáveis não terem sido presos, vira um justiceiro e sai matando criminosos em Nova York às dezenas. O “CARA DURÃO”  se auto descreveu  em uma das poucas entrevistas concedidas ao completar 80 anos da seguinte maneira: “TENHO A APARÊNCIA DE UMA PEDREIRA, ONDE EXPLODIU UMA CARGA DE DINAMITE". Bronson sofria de Mal de Alzheimer e morreu no ano de 2003,  aos 81 anos de idade em consequência de uma pneumonia.

O feioso e  durão Charles Bronson. "o homem de poucas palavras e muita ação", como afirma o cinéfilo Darci Fonseca,  na vida real foi motorista de caminhão pelo exército americano durante a 2ª Guerra Mundial; na carreira do ator teve seu devido reconhecimento com uma estrela na calçada da fama, além de um Globo de Ouro em 1972, ao lado de Sean Connery. Até antes de morrer, Bronson era o quarto ator mais lucrativo do mercado americano, atrás somente de Robert Redford, Barbra Streisand e Al Pacino. Uma curiosidade triste para os fãs brasileiros tem como cenário um contato do colunista social AMAURY JÚNIOR com o ator nos Estados Unidos, quando o brasileiro se apresentou como jornalista para entrevistá-lo, sendo que o ator recusou veementemente em falar para o seu público da América do Sul ao pronunciar um sonoro NÃO e afirmar em tom de menosprezo:   Brasil... Que país é este?!?!?!  Eu nunca ouvi falar!!! Em resposta, o humilhado jornalista armou um barraco e sapecou-lhe um tremendo jargão pejorativo no seu focinho: VOCÊ É UM ATOR CANASTRÃO!!!

Charles Bronson fez sua estreia em filme bang bang em SETE HOMEM E UM DESTINO, quando tinha apenas 21 anos de idade. Em que pese ter sido, para os padrões da época, um ator de pequena estatura(1,73m), pois atores BAIXINHOS nunca se deram muito bem em Hollywood e as poucas exceções lembradas  são os casos de Al Pacino,  James Dean e Audie Murphy, que  servem para confirmar essa regra. Porém, Bronson sempre tirava tudo  isso de letra.  Em excepcional forma física aos 50 anos de idade, Charles Bronson cavalga entre “cavalos selvagens” SEM DUBLÊ, salta por entre rochas no melhor estilo de Burt Lancaster e possui inegável carisma ainda que não seja um verdadeiro intérprete. No filme "FUGA AUDACIOSA", de 1975, é mostrado um plano de fuga de uma prisão, utilizando-se um helicóptero que, pilotado por Bronson, pousa no pátio de um presídio e resgata o prisioneiro interpretado por Robert Duvall. A cena se tornou famosa no Brasil, pois teria inspirado a fuga do bandido ESCADINHA, que usou o mesmo estratagema para fugir do presídio carioca da ilha grande, em 1985.

Acredito eu, que mesmo no além, na eternidade, Charles Bronson tenha sido o maior cabo eleitoral do CACHORRO LOUCO, Donald Trump, o atual presidente dos Estados Unidos. Trump, que vai construir um muro entre San Diego e Tijuana que estão no extremo oeste da divisa entre Estados Unidos e México, deve ter tomado esta decisão depois  de ter assistido ao filme A FRONTEIRA, donde, Bronson  interpreta um Oficial da Patrulha de Fronteira dos EUA, localizada a vinte milhas de San Diego. A fronteira entre os dois países é na atualidade um dos mais claros limites entre o mundo rico e o mundo pobre. Movimentam-se ali,  bilhões de dinheiro pelos grandes empresários/traficantes com gente do mundo inteiro servindo-se de mula acompanhando os coiotes para atravessar o eldorado. Quando conseguem, essas mulas Levarão uma vida de foragidos. Se forem encontrados, serão deportados ou irão para a cadeia. E mais: Escondidas em fundos falsos de caminhões, caminhonetes e vans viajam toneladas de remédios banidos por lei, sapatos feitos com pele de animais em extinção, armas de todos os tipos, além de heroína, maconha e cocaína. O combate aos cartéis do narcotráfico é um dos pontos centrais das relações entre México e os Estados Unidos que Donald Trump não abre mão de jogar duro nesse delicado assunto entre as duas nações. O filme A FRONTEIRA, estrelado por Bronson(atuação impecável) relata todo esse drama que está na crista da onda.

Deixando  A FRONTEIRA para Trump resolver, um filme épico que marcou muita gente foi o faroeste "ERA UMA VEZ NO OESTE" (1969), do famoso diretor italiano  Sergio Leone, que fez de Bronson um ator irresistível para o público e o mais bem pago dos anos 70. Este magnífico espetáculo cinematográfico, que deu ao western Europeu/Spaghetti, produção marcada por um filme de grande esplendor. Ou seja, uma áurea definitiva de maioridade, seriedade e de competência, incomodando seriamente uma extensa comunidade de críticos e cinéfilos do western Americano. Para se ter ideia do elenco, ele é composto pela exuberante  Claudia  Cardinale, o perfeccionista Henry Fonda e o carismático NEGÃO Woody Strode(um dos primeiros negros americanos a tornar-se ator).

Logo abaixo, o Blog de Raimundo Lourenço oferece aos seus leitores um vídeo imperdível. Posicione-se na cadeira, e dê de garra de uma bacia esbarrotando  de pipocas com uma jarra   de  guaraná para acompanhar uma  síntese, resumo ou sinopse de IMAGENS escolhidas a dedo de apenas 10 minutos para o leitor apreciar um cenário deslumbrante, magnífico, espetacular, do filme “ERA UMA VEZ NO OESTE”, que eu recomendo em razão de não ser somente um clássico da modalidade faroeste, mas uma obra prima do cinema. Vale a pena conferir a seleção de 10 minutos do vídeo abaixo, com imagens esplendorosas, irresistíveis, fantásticas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!