Seguidores

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Barragem Gurjão que abastece Capoeiras e Caetés esta com 16% da sua capacidade

As chuvas que caíram no município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco este ano não foram suficientes para acumular água nos reservatórios maiores. A Barragem Gurjão (foto) que abastece os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés esta com apenas 16% da sua capacidade de acumulação de água, o que corresponde ao volume de cerca de 632.729 m³. Os dados foram coletados no manancial no último dia 28/07/2018, por servidores da Compesa.

Atualmente a Compesa abastece os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés todos os dias, continuando assim sem racionamento, a estimativa é de que a água acumulada na Barragem Gurjão é suficiente para o abastecimento das duas cidades até dezembro/2018 ou janeiro/2019, .

Outro agravante. Segundo informações já há muitas pessoas captando água da Barragem em caminhões pipa e outros; o que vem preocupando principalmente os moradores da região do manancial; o assunto inclusive já foi tratado na Câmara de vereadores, que encaminhou oficio a promotoria de Justiça local relatando o caso.

Enquanto isso, a Compesa continua captando água do manancial sem se preocupar em fazer racionamento, o que poderia talvez retardar o colapso no abastecimento se o período das chuvas (trovoadas) demorar a acontecer.

A Compesa deu inicio a construção da Adutora Caetés-Capoeiras que trará água da estação de tratamento de água de Garanhuns para abastecer as duas cidades, mas como a conclusão de obras públicas e a chegada das chuvas no nordeste são incertas, muita gente já começa a se preocupar com um possível colapso no abastecimento e com a volta dos carros pipa e da lata d'água na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!