Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2019

Barragem Gurjão em Capoeiras atingiu 50% da sua capacidade com chuvas do final de semana


Barragens dos municípios de Jupi e Águas Belas também acumularam água.

Embora ainda não tenha iniciado oficialmente a quadra chuvosa para o Agreste de Pernambuco, prevista a partir do mês de abril, as chuvas do último final de semana já contribuíram para melhorar os níveis de alguns reservatórios da região. No Agreste Meridional,  a barragem de Gurjão (foto), em Capoeiras, com capacidade de armazenar 3,9 milhões de metros cúbicos, subiu de 32% para 50% o seu nível. No entanto, no momento, não haverá alteração no abastecimento de água da cidade de Capoeiras que já está sendo abastecida todos os dias; então a Barragem Gurjão só será utilizada quando for necessário. A informação consta do informativo da  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), enviado a imprensa na terça-feira, 26/03/2019.

Segundo dados da APAC, entre a sexta-feira e domingo, 22 a 24/03/2019, choveu 78,3 milímetros no município de Capoeiras.

Outros mananciais no Agreste Meridional

Jupi. Na Barragem de Santa Rita, no município de Jupi, a Compesa já mobilizou uma equipe para fazer um diagnóstico da Estação Elevatória para verificar os serviços de manutenção eletromecânicos e hidráulicos necessários para retomar a captação de água no manancial. A Barragem de Santa Rita estava seca e agora acumula 80% de sua capacidade total, que é de 400 mil metros cúbicos. A Compesa informará uma previsão de retorno da distribuição de água pela rede para a população de Jupi assim que finalizar a avaliação do sistema, que ficou inoperante pelo período de um ano.

Águas Belas. A barragem de Lamarão, em Águas Belas saiu da situação de colapso e passou a registrar 20% do seu volume total, que é de 150 mil metros cúbicos. No entanto, no momento, não haverá alteração no abastecimento de água da cidade. Como Lamarão é um reservatório pequeno, precisamos aguardar aumentar um pouco mais o volume de água para retomar o abastecimento da cidade pela rede. Hoje, Águas Belas é atendida por meio de carro-pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!