Um dia de bênçãos para os devotos de São José, no município de Capoeiras, Pernambuco. O 19/03/2019, Dia de São José, e último dia da Festa dedicada ao Padroeiro dos capoeirenses teve procissão, missa e muita chuva. A festa que foi coordenada pelo pároco Monsenhor José Augusto e pelo Vigário paroquial, padre Valdevan, teve por Padrinhos 18 casais de paroquianos e mais São José e Nossa Senhora.
Diz a tradição dos nordestinos que chuvas no Dia de São José é garantia de ano bom com colheita farta para os agricultores.
As homenagens ao Padroeiro São José tiveram inicio às 06:00 horas com uma queima de fogos; às 09:00 horas foi celebrada uma missa; às 15:00 horas recitação do Terço de nossa Senhora; e às 16:00 horas procissão seguida por uma missa campal.
Um grande numero de pessoas acompanhou a procissão, que este ano contou com a participação de Andores com os Padroeiros das 24 capelas que compõem a Paróquia de São José; a procissão percorreu ruas da COHAB, do Bairro Frei Damião e do centro da cidade. Quando a procissão saiu, nuvens escuras no céu já anunciavam que poderia chover.
Após o retorno da procissão e o inicio da celebração da missa campal em frente a Igreja Matriz, o padre fazia a homilia quando a chuva começou a cair, no inicio chuviscos, mas que foi aumentando de intensidade até se transformar em trovoada. Muitos fieis saíram da Praça a procura de abrigo para não se molhar, já muitos outros, permaneceram assistindo a missa mesmo sob a forte chuva que caia. A missa terminou debaixo de chuva, sem microfones e sem serviço de som, e com a maioria das pessoas na praça completamente molhadas: padres, autoridades e o povo.
Viva São José!
Padrinhos da Festa |
Autoridades |
Padroeiros das Capelas |
Padroeiros das Capelas |
Sob a chuva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!