Seguidores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Papa Francisco refere-se a Dom Helder Camara como 'aquele santo bispo brasileiro'

O detalhe de um discurso, ontem (21/12), do Papa Francisco aos membros da Cúria Romana deixou os brasileiros entusiasmados: falando sobre o amor cristão aos pobres, o Papa citou “aquele santo bispo brasileiro”, referindo-se a dom Helder Camara, repetindo dele a famosa frase “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista”.


O discurso do Pontífice foi dedicado a analisar a crise provocada pela pandemia e suas repercussões na sociedade, mas, sobretudo, na Igreja. O Papa pediu, então, um presente de Natal: a colaboração generosa e apaixonada da Cúria no anúncio da Boa Nova, sobretudo aos pobres. Foi aí que citou a frase de dom Helder.


A referência alegrou o coração dos tantos homens e mulheres que, no mundo inteiro, torcem para que dom Helder seja, oficialmente, declarado santo pela Igreja, conforme processo de beatificação e canonização em andamento.


Dom Helder Camara faleceu em 1999 e atuou como arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985. Foi um dos criadores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), denunciou diversos casos de violação de direitos humanos durante o regime militar no Brasil, articulou a criação da Sudene e foi indicado ao prêmio Nobel da Paz. Organizou mais de quinhentas comunidades eclesiais de base, fortalecendo a atuação social da Igreja junto aos mais pobres. 

Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!