Seguidores

domingo, 5 de março de 2023

CNBB orienta igrejas evitarem vinhos envolvidos com trabalho escravo

Diário do Centro do Mundo DCM - A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, divulgou um comunicado alertando para o consumo de vinho canônico produzido por empresas envolvidas no escândalo do trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves (RS).


Segundo a entidade, a Igreja Católica não pode compactuar com “qualquer tipo de trabalho em condições que ferem o respeito pela dignidade humana”.


“Todas as denúncias devem ser investigadas nos termos da lei”, afirma a nota assinada pelo secretário-geral Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. “A Igreja tem a responsabilidade de zelar pelo tipo de vinho utilizado nas celebrações das missas”.


É necessário que “se busquem, para a celebração da missa, vinhos de proveniência sobre as quais não existam dúvidas a respeito dos critérios éticos na sua produção”.


Matéria do DCM relatou que, no Rio Grande do Sul, estado que responde por 90% da produção brasileira de vinhos, cinco marcas fornecem para esse nicho de mercado.


A Salton, acusada no episódio, detém mais da metade desse mercado no país. Oitenta por cento do volume produzido é comercializado para as paróquias e os 20% restantes para outros tipos de consumidores.


Veja a íntegra da nota da CNBB:


“VINHO CANÔNICO

Quem ama a Deus

ame também o seu irmão (1 Jo 4,21)


Brasília, 28 de fevereiro de 2023


A Igreja tem a responsabilidade de zelar pelo tipo de vinho utilizado nas celebrações das missas. A CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia, promoveu encontros com cerca de 15 vinícolas a respeito das caraterísticas de tal vinho.


Qualquer tipo de trabalho em condições que ferem o respeito pela dignidade humana não pode ser aprovado. Todas as denúncias devem ser investigadas nos termos da lei.


No Brasil existem diversas vinícolas que oferecem vinho canônico. Desse modo, é recomendável que se busquem, para a celebração da missa, vinhos de proveniência sobre as quais não existam dúvidas a respeito dos critérios éticos na sua produção.


Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Secretário-Geral da CNBB”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!