Seguidores

sábado, 4 de março de 2023

O Agreste é Notícia, 04-03-2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Polícia Rodoviária Federal apreende cinco ônibus escolares. Na terça-feira 28/02/2023, na cidade de Garanhuns, a PRF apreendeu cinco ônibus que fazem transporte escolar e apresentavam várias irregularidades. Dois ônibus pertencem a uma empresa terceirizada que presta serviço a prefeitura de Garanhuns, um deles com capacidade para 36 passageiros transportava 94 crianças; a empresa enviou outro ônibus para levar os alunos, mas este também apresentava irregularidades e ficou retido. O terceiro ônibus retido foi um ‘amarelinho’ que não transportava alunos no momento da abordagem. Entre as irregularidades constatadas nos veículos: excesso de passageiros, cintos de segurança danificados, falta de macaco, problemas nos pneus e falta de inspeção veicular. Outros dois ônibus escolares pertencentes a prefeituras da região também foram aprendidos pela PRF que não divulgou os municípios aos quais pertencem.


- Prisões por fraudes previdenciárias. Na terça-feira 28/02/2023, a Policia Federal realizou em Pernambuco a 'Operação Grife' contra envolvidos em fraudes em 640 benefícios. Foram cumpridos 05 mandados de prisões preventivas, e 25 de busca e apreensão nas cidades de Recife, Igarassu, Garanhuns e Águas Belas. A quadrilha usava documentação falsa para fraudar benéficos do BPC/LOAS, e aposentadorias e pensões; além de cooptarem pessoas para se passarem pelos beneficiários. Segundo a Ministério da previdência o prejuízo anual causado é de R$ 9 milhões.


São João

- Suspeito de participar de chacina é solto pela Justiça. O Ministério Público de Pernambuco, no dia 13/02, apresentou a Justiça denúncia contra seis homens envolvidos na chacina que deixou cinco pessoas mortas e outras cinco feridas na cidade de São João. Esta semana, a Justiça a pedido do representante do MP da comarca local mandou soltar Cosme Gomes da Silva; é que surgiram fatos que colocam em dúvida a participação dele na chacina; ele estaria em casa com sua família no momento do crime. Fonte: agresteemalerta.com.br


Águas Belas

- Homicídio na feira de gado. Na segunda-feira 27/02/2023, na feira do gado, no município de Águas Belas foi assassinado com diversos disparos de arma de fogo, José Antônio Barros de Souza, de 48 anos. O crime foi praticado por dois elementos que chegaram numa moto, o garupa desceu e atirou na vítima que morreu no local. A autoria e motivação do crime estão sendo investigados pela Polícia.


São Bento do Una

- Prefeitura de São Bento do Una cumpre recomendação do MPPE e se compromete a divulgar notas como medida de transparência para seleções públicas

1º/03/2023 - Em defesa dos princípios constitucionais que regem a administração pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Educação de São Bento do Una garantir, em seus próximos concursos e/ou seleções públicas, a divulgação das notas dos concorrentes. Essa divulgação deve incluir as notas dos candidatos em cada prova e etapa das seleções, a fim de garantir o respeito à ordem de classificação e possibilitar o controle do certame por parte dos cidadãos.

Em ofício remetido ao MPPE no último dia 24, a Secretaria de Educação informou que adotará, nos próximos certames, as providências decorrentes do Inquérito Civil nº 01789.000.030/2021, com a divulgação pública das notas de todos os concorrentes e devidamente discriminadas por etapa.

De acordo com o Promotor de Justiça Jorge Dantas Júnior, a Promotoria de Justiça de São Bento do Una tomou conhecimento de que não houve a divulgação das notas dos candidatos inscritos em processo seletivo para a contratação de professores, frustrando o princípio da publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!