Seguidores

domingo, 19 de março de 2023

Governo Lula é aprovado por 41% dos brasileiros, diz Ipec

Publicado por Fernando Miller/Diario do Centro do Mundo - De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipec divulgada pelo Globo deste domingo (19) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou seu terceiro mandato com uma avaliação melhor do que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).


Para 41% dos brasileiros, Lula faz uma gestão boa ou ótima. Trinta por cento avalia o governo como regular e 24%, como ruim ou péssimo.

Com o mesmo tempo de mandato, o derrotado que fugiu para os EUA tinha 34% de avaliação positiva: sete pontos percentuais a menos do que Lula.

A melhor avaliação de sua gestão foi obtida em setembro de 2020, no qual obteve 40% das avaliações positivas: esse desempenho é creditado ao pagamento do auxílio emergêncial, durante a pandemia.


Os números de Lula, entretanto, são inferiores aos obtidos ao longo de seus dois primeiros mandatos.  Em março de 2003 o líder petista teve 51% de bom e ótimo e, em 2007, no início de seu segundo mandato, tinha a aprovação de 49%.

Na avaliação da CEO do Ipec, Márcia Cavallari, o índice é positivo para o atual presidente. Mesmo entre os que consideram o governo como regular, metade aprova a forma com a qual Lula gere o país, contra 37% de desaprovação.


“A pesquisa mostra que a polarização política continua. Considerando esse cenário, que é distinto do que o Lula encontrou nos outros mandatos, ele começa num bom patamar”, explica Márcia Cavallari. “Os segmentos que aprovam o governo são os mesmos nos quais Lula tinha uma intenção de voto maior: as pessoas que estudaram só até o ensino fundamental, os moradores do Nordeste, aqueles com renda de até um salário mínimo por mês e os católicos”.


Dentro do universo dos que avaliam a gestão de Lula como “regular”, 36% foi eleitora de Jair Bolsonaro. Dentre os que optaram pelo atual presidente, 77% avalia o governo como bom ou ótimo.

Lula obtem seus melhores números de bom ou ótimo entre:


Nordestinos: 53%

Católicos: 45%

Quem ganha até um salário mínimo: 50%

Quem tem até o ensino fundamental: 47%

Por outro lado, ele é desaprovado por:


Nortistas e eleitores do Centro-Oeste: 31%

Evangélicos: 32%

Quem ganha acima de cinco salários mínimo: 36%

Quem tem até o ensino superior: 29%


A pesquisa do Ipec realizou entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do país entre os dias 2 e 6 de março. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!