Seguidores

quarta-feira, 29 de março de 2023

VIAGEM: ESTIVE NO CARIRI CANGAÇO PRINCESA, SÃO JOSÉ DE PRINCESA E TRIUNFO

Participantes do Cariri Cangaço nas escadarias da Igreja Matriz de Triunfo

Entre os dias 23 a 26/03/2023, aconteceu mais uma edição do Cariri Cangaço. Eu estive participando do evento desta vez realizado nas cidades de Princesa e São José de Princesa (ambas no estado da Paraíba), e em Triunfo, Pernambuco.


O Cariri Cangaço reuniu cerca de duzentas pessoas: escritores, pesquisadores e simpatizantes de temáticas como cangaço, coronelismo, e musicalidade e religiosidade do povo nordestino.

De Capoeiras viajamos eu e o escritor Junior Almeida, e de Garanhuns os amigos Otavio e o advogado Fagner Lopes (foto ao lado). Voltei trazendo na bagagem alguns livros, na memória aprendizados e, boas lembranças dos lugares por onde passamos e de muitas pessoas que reencontramos e/ou conhecemos.


Durante os três dias do evento houve lançamentos de livros, palestras, exposições de artes e fotografias, visitas técnicas a cenários importantes da história do cangaço, além de homenagens. Também teve apresentações da banda musical da Polícia Militar da PB, de trios pé de serra, de pífanos, de danças, de poesias e serenata pelas ruas.

Exposição de telas da artista plástica Andrea Mariano (Princesa)

Na quinta-feira (23), na cidade de Princesa-PB, houve a inauguração do Acervo Histórico do município; exposição da Polícia Militar; lançamentos de cinco livros; sarau; e a noite a abertura solene do evento com as presenças do curador do Cariri cangaço Manoel Severo e autoridades dos três municípios envolvidos. Destaque para o prefeito de Princesa, Ricardo Pereira que ao discursar deu um ‘puxão de orelha’ no secretariado, professores, gestores escolares e vereadores que mesmo sabendo que o evento integrava a programação das comemorações da revolta de Princesa ocorrida em 1930, não estavam presentes.


Na sexta-feira (24), a rota do Cariri Cangaço ocorreu na pequena e aconchegante cidade de São José de Princesa, que tem pouco mais de 4 mil habitantes. Lá fomos recebidos pelo prefeito Juliano Matuto com música ao vivo e um banquete; houve conferencia sobre a ligação de Lampião com um importante industrial do lugar; visita ao museu, e as ruinas do casarão de patos, cenário de importante batalha envolvendo cangaceiros.

Na sexta-feira à noite e no sábado o evento chegou a cidade de Triunfo, em Pernambuco. No Theatro Cinema Guarany (foto ao lado) houve a entrega de comendas e homenagens, e conferencia sobre o padre Ibiapina, religioso que criou mais de uma dezena de casas de caridade espalhadas pelo Nordeste para acolher pessoas desvalidas; ele é considerado um precursor de políticas sociais dentro da igreja católica do Brasil, bem como precursor de Padre Cícero no trabalho social. Quem tiver oportunidade de conhecer a extraordinária desbravador social que foi o padre Ibiapina. Ainda em Triunfo houve visita técnica a Casa das Almas (belíssimo casarão que Lampião é ‘arranchado’ quando passava por Triunfo; visita ao museu do cangaço e a cachaçaria Triunfho. 

Coleção de punhais da época do cangaço (Museu do Cangaço, Triunfo)

Sala da casa das Almas que era frequentada por Lampião e seu bando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!