Seguidores

sábado, 11 de março de 2023

O Agreste é Notícia, 11-03-2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

Garanhuns: MPPE ajuíza ACP sobre segurança de transporte escolar. 07/03/2023 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania local, ajuizou, no último dia 1º de março, uma Ação Civil Pública (ACP) em face do Município de Garanhuns. Por meio do documento, foi requerido o deferimento da tutela de urgência antecipada a fim de determinar que a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, garanta a todos os estudantes das zonas rural e urbana o direito, de status constitucional, à educação, através de transporte escolar adequado, em conformidade com as normas de segurança, devidamente inspecionados e autorizados pelo Detran.

Foi dado um prazo de 15 dias para que o município apresente toda a documentação que comprove o cumprimento das obrigações (inspeção semestral em dia de cada um dos veículos em circulação e demais comprovantes), bem como todos os documentos dos condutores. Além disso, foi requerida a proibição imediata de circulação de veículo que não atenda aos requisitos legais.

A ACP, de autoria do Promotor de Justiça Bruno Miquelão Gottardi, deve-se à falta de segurança dos veículos utilizados no transporte escolar, constatada pelo MPPE após fiscalização.  Durante as investigações, o Município de Garanhuns deu informações incompletas e não apresentou documentos satisfatórios sobre as informações requisitadas pelo Ministério Público.

O MPPE, em vistoria, averiguou que o Município de Garanhuns utiliza no total 56 ônibus escolares, sendo 42 terceirizados. Na oportunidade, constatou-se algumas irregularidades, que não puderam ser aferidas por completo e que não foram esclarecidas pela Prefeitura de Garanhuns.


- PRF resgata 618 pássaros silvestres. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quinta-feira 09/03/2023, na BR-423, numa abordagem a um veículo modelo Van resgatou 618 pássaros vivos e 34 mortos. Os animais eram transportados por dois homens que não tiveram os nomes divulgados e que disseram que os pássaros foram pegos na Bahia e seriam comercializados na Região do Agreste de Pernambuco. Nas gaiolas estavam pássaros silvestres como: papa-capim, galo de campina, graúna, canário e patativa. Os pássaros foram encaminhados à Agencia Estadual do Meio Ambiente, e contra os dois homens foram emitidos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).


Calçado

- Rapaz morre em explosão de pólvora. Na quinta-feira 09/03/2023, na zona rural de Calçado o jovem Paulo Amaro da Silva, de 20 anos morreu após uma explosão com pólvora. Segundo as informações, o jovem estava trabalhando num curral, quando jogou uma pedra no local onde estava uma quantidade de pólvora, que explodiu com o atrito. O rapaz foi arremessado por alguns metros e morreu no local. Ainda segundo as informações, a pólvora estava ali a bastante tempo e era usada na fabricação de fogos de artificio e teria pertencido ao pai da vítima que já é falecido.


Caetés

- Assaltado na BR-424. Na noite da quarta-feira 08/03/2023, na BR-424, na zona rural de Caetés, dois elementos armados com revolver e que estavam numa motocicleta interceptaram outra motocicleta e após anunciarem um assalto roubaram da vitima uma moto XRE 300, cor preta, placa PNL-0A24. Fonte: portalagresteviolento.com.br


- Vítima do acidente com ambulância morreu. Na segunda-feira 06/03/2023, morreu no Hospital da Restauração, no Recife, Juliana Oliveira da Silva, de 26 anos. Ela e o filho recém-nascido voltavam para casa após receber alta hospitalar, quando a ambulância da Secretaria de Saúde de Caetés colidiu contra um veículo Sandero na BR-424, e quatro pessoas ficaram feridas, entre estas Juliana que infelizmente acabou falecendo. O recém-nascido não se feriu no acidente.


Jurema

- Professor de capoeira foi assassinado. Na noite da sexta-feira 10/03/2023, na cidade de Jurema foi assinado com disparos de arma de fogo, José Evaldo Honorato (Buda), de 44 anos. A vítima que era professor de capoeiras, estava chegando em casa com sua companheira quando foi surpreendido por dois elementos que estavam numa moto, o garupa desceu e o alvejou, ele tentou correr mas acabou morrendo. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidos; a polícia está investigando o caso. Com informações: portalagresteviolento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!