Nota
O Partido Democratas de Capoeiras, na pessoa do seu presidente, CARLOS BATATA, vem tornar público a iniciativa de denunciar ao Ministério Público a ocorrência de condutas ilegais, relativas à compra de votos, por parte do candidato à reeleição DUDU e de pessoas ligadas ao mesmo, numa evidente prática de abuso de poder econômico, com vistas à adoção das medidas legais cabíveis.
A denúncia se baseia nos fatos de conhecimento público de que pessoas ligadas ao prefeito percorrem os quatro cantos do município, zonas urbana e rural, oferecendo aos eleitores dinheiro, material de construção e até eletrodomésticos, como geladeiras, em troca de votos ou simplesmente para fixar a propaganda do candidato em suas residências.
O mais curioso é que não se investem de um mínimo de discrição. Percorrem as casas dos eleitores abertamente à luz do dia ou nas madrugadas, oferecendo vantagens e obrigando o eleitor a se comprometer com o seu voto.
Os próprios eleitores citam, reservadamente, entre outros nomes, as pessoas de DÁRIO DO GÁS, SÉRGIO VAQUEIRO, DANILO CARNEIIRO, ÉRICO (Ex-Secretário de Agricultura do Município), SANDRO DE OSÓRIO (Secretário de Transportes do Município), CARLINHOS DE ISÍDIO, REINALDO DE ZÉ HOME, ROBERTO DE DOCA.
Inclusive, algo que chamou muito a atenção foi o fato de DÁRIO DO GÁS ter afirmado publicamente, na Praça João Borrego, centro da cidade, que “O ELEITOR PODE DEITAR NO CHÃO, QUE A GENTE COBRE COM NOTA DE R$ 100,00”.
Como se vê, o prefeito e candidato à reeleição continua ignorando a existência das leis e dos preceitos que norteiam o Estado Democrático de Direito, não se abstendo de cometer condutas gravíssimas, criminosas, que ferem a legislação eleitoral e afrontam os padrões éticos de uma sociedade de direito.
Só podemos entender o abuso do poder econômico praticado pelo candidato DUDU como desespero. Desespero de um candidato altamente rejeitado, que já se sente derrotado, em virtude de não ter relevantes serviços prestados, e que acha que pode recorrer a práticas ilícitas.
Inconcebível que nos dias atuais um governante se valha de subterfúgios criminosos ao invés de fidelizar o eleitor desempenhando dignamente as suas funções.
Um verdadeiro atentado à DEMOCRACIA!
Por tudo isso resolvemos formalizar uma denúncia ao Ministério Público para que sejam tomadas todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos criminalmente, na forma da legislação eleitoral. (Lei complementar 64/90)
Além disso, providências já estão sendo tomadas para que a Polícia Federal abra os procedimentos investigatórios pertinentes a apuração dos fatos.
CARLOS BATATA
Presidente do Partido Democratas de Capoeiras