Seguidores

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Elvis Presley, o Cawboy de Memphis

Por Altamir Pinheiro

MELVIS... É onde mora há mais de dez anos, Alessandra Ferreira, uma professorinha brasileira que leciona história / geografia / inglês / português e nos manda notícias de lá. POIS BEM!!! Oficialmente a cidade é conhecida como Memphis, mas para os mais íntimos, é MELVIS. Os fãs de Elvis Presley sabem muito bem do que se trata ou o que está se falando. Memphis é uma parada obrigatória para saudar o cantor e ‘’ator’’ que ainda “VIVE” personificado por pessoas do mundo inteiro. Para quem gosta de estatística, MEMPHIS ou MELVIS é uma cidade relativamente jovem e está localizada a beira do rio Mississipi. Com uma população de aproximadamente 650 mil habitantes, é uma das principais cidades da região centro-sul e a maior do Estado do Tennessee à frente da capital Nashville, em que pese Memphis ser a capital do Blues. Como curiosidade, Martin Luther King, foi pastor protestante, ativista de direitos civis dos negros e ganhador do Premio Nobel da Paz em 1964. Em 1968, ele foi assassinado em Memphis.

No tocante à carreira musical, o estilo de Elvis era contagiante e fazia admiradores em todas as faixas etárias e classes sociais, embora fosse condenado pelos conservadores, que o considerava um atentado aos bons costumes. Elvis dançava e requebrava com sua guitarra, num estilo empolgante e revolucionário para a época.   

Além da música, Elvis também atuou no cinema fazendo um estrondoso sucesso de bilheteria. Seus filmes eram recheados com canções de sucesso e levavam milhões de pessoas as telas de cinemas do mundo todo. Seu primeiro filme foi “Love me Tender” de 1956.   Os anos 70 não foram tão bons para o ídolo do rock, embora o sucesso continuasse a todo vapor. Enfrentou problemas pessoais, passou a aparecer poucas vezes em público, permanecendo grande parte do tempo em sua mansão.  Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977(com apenas 42 anos de idade), em sua mansão na cidade de Memphis no Tennesse, de ataque cardíaco fulminante. Atribuem-se seus problemas de saúde, inclusive sua morte, ao uso exagerado de barbitúricos. Sua carreira musical durou 23 anos.  Hoje, 16 de agosto, faz 40 anos que Elvis Presley, o CAWBOY de Memphis, se encantou...

No tocante à carreira de ‘’estrela do cinema’’ é preciso que se diga o seguinte: o escritor Clair Huffaker é autor de excelentes roteiros como “Os Comancheiros”, “Rio Conchos” e o imperdível filme “Gigantes em Luta”, faroestes que recomendam plenamente o autor. O paulistano e pesquisador de filmes faroestes Darci Fonseca nos confirma que o primeiro roteiro que o bom escritor Huffaker fez para o CINEMA foi sobre a história “Estrela de Fogo” (Flaming Star), em 1960, dirigido por DON SIEGEL. Diretor este, que dispensa comentários. O projeto inicial era ambicioso e deveria ter Marlon Brando e Frank Sinatra como os principais protagonistas nesta película cinematográfica. Nem Frank nem Brando puderam fazer o filme e o empresário de Elvis Presley, estava atrás de um filme mais sério que mudasse um pouco a imagem do cantor. Elvis pretendia ter como ator o  mesmo respeito que possuía como cantor e “ESTRELA DE FOGO” parecia ter sido feito sob medida para iniciar a nova fase do Rei do Rock’n’Roll no cinema.

DON SIEGEL(faleceu vítima de câncer, em 1991 aos 79 anos) foi um dos mais respeitados entre os diretores do SEGUNDO ESCALÃO de Hollywood. Com orçamentos modestos fez inúmeros filmes excelentes. A partir de “Estrela de Fogo” a cotação de SIEGEL subiu sem parar e nos anos 60 e 70 ele passou a dirigir grandes produções com astros como Clint Eastwood (cinco vezes), Lee Marvin, Henry Fonda, Charles Bronson, Walter Matthau e foi diretor do último filme de John Wayne. A competência de Don Siegel é comprovada com o bom “Estrela de Fogo”, em que mescla cenas de grande dramaticidade com perfeitas sequências de ação. E o maior mérito de Don Siegel é ter conseguido extrair de Elvis uma atuação que pode ser chamada de aceitável. Muitos consideram esta a melhor interpretação de Elvis como ator, o que não quer dizer praticamente nada diante da mediocridade que foi sua carreira no cinema. Agora, ESTRELA DE FOGO(1960)  é considerado o melhor filme de Elvis junto com o também faroeste LOVE ME TENDER(1956). Porém, seu maior momento cinematográfico foi o razoável filme FLAMING STAR  (Estrela de Fogo). Dentre os 16 filmes em que ele foi protagonista, ESTRELA DE FOGO  é uma fita senão magistral, mas bastante razoável. Bem dirigida, bem interpretada e bem argumentada por seu roteirista. E a direção magistral de Don Siegel é também um filme muito bem fotografado e repleto de tudo que o mais exigente espectador deseja ver em um filme.

 O rei do rock atuou em três filmes de bang bang: Love Me Tender(ama-me com ternura - 1956), sendo que  foi o seu primeiro trabalho em Hollywood, de uma média sequência de filmes que iria estrelar até 1969. Neste filme ele estava com apenas 22 anos; Flaming Star  (Estrela de Fogo – 1960), Com a idade de 25, sendo esse o seu melhor filme de cawboy. Estrelou o faroeste  CHARRO em 1969, aos 34 anos de idade. A paciência do seu empresário Parker durou apenas mais um filme (“Coração Rebelde”, de 1961) após o que ele obrigou Elvis a voltar para as comédias insonsas. Em 1969 um Elvis Presley fortemente influenciado pelos anti-heróis dos spaghetti-westerns atuou em “CHARRO”, em tudo inferior a seu maior momento cinematográfico que foi “Estrela de Fogo”.

Por fim, às 2 horas da tarde do azarado mês de agosto de 1977(há 40 anos), no banheiro da mansão GRACELAND, no Tennessee, o coração de Elvis parou de bater. O cantor/‘‘ator’’ foi encontrado por sua noiva - na época, Ginger Alden, em frente ao vaso sanitário, de barriga para baixo e calças arriadas. A causa oficial foi arritmia cardíaca, uma condição que só pode ser identificada em pessoas vivas. Por outro lado, a família Presley possuía um histórico de doenças coronárias. Em sua autopsia, foram encontrados 15 medicamentos diferentes em seu corpo, dos quais 10, em quantidades perigosas (dez vezes a quantidade terapêutica do anestésico codeína, à base de morfina). Quando os paramédicos chegaram, o corpo já estava ficando azul e frio. No caminho para o Baptist Memorial Hospital, tentou-se sem sucesso uma reanimação, afinal "ERA O ELVIS". Ele foi declarado morto às 15:16, sem qualquer investigação na mansão, fotos do banheiro ou consideração pelo fato de que ele tomava remédios como se fossem garapa...

Assista ao vídeo de 10 minutos daquele que se tornou o REI DO ROCK e mudou toda uma geração. A reportagem trata do dia de sua  morte, logo após o sepultamento  em Memphis, e uma canja de sua última canção cantada em vida, quando ele se despede do palco e nunca mais o REI DO ROCK foi visto em público.

2 comentários:

  1. Como relato para que fique registrado nos arquivos da história, outro fato relevante na vida do rei o rock, foi o encontro de ídolos na década de 60. Pois, Elvis foi ídolo mesmo entre os ídolos: quando os quatro garotos de Liverpool, Beatles, viajaram aos Estados Unidos, só quiseram conhecê-lo. No dia 27 de agosto de 1965, Elvis e a banda inglesa The Beatles encontraram-se no âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e Beatles é uma foto em que JOHN LENNON APARECE SAINDO DA CASA DE ELVIS. No documentário The Beatles Anthology, de 1996, os ex-beatles Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, confirmaram jamais terem tocado com Elvis, e que somente John Lennon o fizera. No mesmo documentário, RINGO comentou ter jogado futebol com Elvis.

    ResponderExcluir
  2. Elvis é o pai de todos. Pai do rock. O cara que ousou tocar aquela música profana, ofensiva e agressiva. O único homem no mundo a vestir um conjunto de couro e ainda ficar estiloso. Presley denotava ou expressava elegância através de sua aparência, do seu comportamento pessoal no palco. O rei do rock expressava um estilo incomum fugia aos padrões considerados normais, para a época.

    O precursor do topete, do twist e da calça justa. Se vivo, Elvis teria 82 anos. O terror das moçoilas, adultas e mulheres de todas as idades. Deixou mais seguidores do que qualquer outro ícone pop, já que um em cada dez americanos é imitador de Elvis. Ele deixou não apenas umas dezenas de músicas inesquecíveis, mas também a arte de ser um SHOWMAN e comandar um espetáculo com um estilo inigualável.

    Seria de bom alvitre informar que Elvis Presley era altamente religioso e jamais tomou droga ilícita ou mesmo lícita, com exceção de remédios. Nunca pôs bebida alcoólica ou cigarro na boca. De vez em quando dava quatro ou cinco baforadas num charuto cubano. O mesmo, porém, não se pode dizer de medicamentos. “ELVIS DORMIA E ACORDAVA À BASE DE REMÉDIOS”. O exame de sangue acusou 14 substâncias diferentes, entre analgésicos (codeína e morfina), ansiolíticos (diazepam) e, principalmente, sedativos (ethinamate, etclorvinol, pentobarbital, butabarbital e fenobarbital), todos em doses aceitáveis pelos médicos. O único medicamento que teria sido tomado acima do recomendado foi o antidepressivo metaqualona. ‘’Mesmo assim, Elvis não morreu’’… ELVIS VIVE!!!


    P.S. : – “Ele foi um precioso presente de Deus” – TRECHO DA LÁPIDE NO TÚMULO DE ELVIS EM GRACELAND;

    —“Ele era muito extravagante… mas enquanto eu falava com ele, senti que era um homem muito tímido. A extravagância era uma fachada… Ele queria ser um exemplo para os jovens. E as pessoas dizem que porque mais tarde se soube que tinha usado drogas ele não podia ser um bom exemplo. Eles ignoraram o fato que Elvis nunca usou drogas ilegais. Sempre foram drogas receitadas por seu médico.” – PRESIDENTE RICHARD NIXON –

    —“Existe uma única pessoa nos Estados Unidos que eu gostaria de conhecer – ainda que eu não esteja seguro que ela queira me conhecer: Elvis Presley. É difícil descrever como me sinto sobre ele. Eu apenas idolatro esse cara. Antes de Elvis, não havia nada.” – JOHNN LENNON –

    — “Quando éramos garotos crescendo em Liverpool, tudo o que queríamos era ser Elvis Presley… Eu acredito que a música pode curar. As pessoas encontram paz na música. Toda vez que eu me sinto triste, eu coloco um disco de Elvis e me sinto melhor.” – PAUL MCCARTNEY –

    — “Quando eu ouvi a voz de Elvis pela primeira vez eu sabia que não ia trabalhar para ninguém e ninguém seria meu chefe. Ele é o deus supremo do rock and roll. Ouvir Elvis é como escapar da prisão. Eu agradeço a Deus por Elvis Presley”. O PONTO MAIS ALTO DE MINHA CARREIRA?!?!?! Essa é fácil: foi quando Elvis gravou uma de minhas canções… – BOB DYLAN –

    — “Obrigado, por toda a inspiração” – ELTON JOHN, em elogio fúnebre –

    — “Elvis foi o Rei. Não há dúvida sobre isso. Gente como eu, Mick Jagger e todos os outros apenas seguiram seus passos.” – ROD STEWART –

    — “Ele era um artista único… um original numa terra de imitadores.” – MICK JAGGER –

    --- “Daqui a dez mil anos(Raul Seixas que o diga) ainda estaremos falando sobre o fenômeno inigualável que foi, É e sempre será, Elvis Presley.” - ALTAMIR PINHEIRO -

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!