Seguidores

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Previsão climática para os meses de setembro, outubro e novembro de 2017, em Pernambuco

A reunião de previsão climática Sazonal foi realizada no CPTEC/INPE-SP no dia 25 de agosto de 2017 e simultaneamente, através de vídeo conferência para todos os estados do Brasil. Na reunião foram analisados os campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre setembro a novembro (SON) de 2017. De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos Atlântico e Pacífico, a previsão é de chuvas dentro a abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco. Vale salientar que no trimestre, a média de precipitação é baixa em todo o Estado, pois são os meses que fazem parte do período seco.


CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE ASO.


A climatologia das chuvas nos meses de setembro, outubro e novembro estão representadas nas Figuras 1a até 1c. Esse é o período mais seco do estado, quando são registradas as maiores temperaturas no Sertão e os menores valores de umidade do ar. Em média, no trimestre chove 190 mm na RMR, 114 mm na Zona da Mata, 68 mm no Agreste e 46 mm no Sertão. A partir de setembro, as temperaturas tendem a permanecer elevadas, com alguns dias com umidade relativa do ar abaixo de 20%, principalmente no Sertão. A APAC emite avisos meteorológicos de baixa umidade do ar para estes casos, em função dos problemas causados para a saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Portanto, recomenda-se o acompanhamento diário das previsões do tempo realizadas pela APAC e as emissões de Avisos de Baixa Umidade do Ar para o estado. 

RESULTADO DO TRIMESTRE ANTERIOR MAIO/JUNHO/JULHO

No trimestre maio a julho os maiores registros de chuva ocorreram na parte sudeste do estado, com destaque para Mata Sul e Agreste Meridional. A Zona da Mata ficou em torno de 49% acima do esperado e o Agreste 61%, já a RMR ficou em 16% acima do esperado e o Sertão com um desvio de 10% para o trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!