Seguidores

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Pernambuco imuniza 94% do rebanho contra a febre aftosa


A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa deste ano, realizada em maio, imunizou 94,09% do rebanho pernambucano de bovinos e bubalinos. Todas as regiões do Estado garantiram o percentual mínimo exigido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) de 90%. Além de vacinar o animal, o produtor teve que ir aos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco declarar o seu rebanho, atualizando assim os dados de sua propriedade e de seus rebanhos.

Foram vacinados 1.697.885 bovinos e bubalinos o que mantém Pernambuco como estado livre da febre aftosa com vacinação. Os municípios de Abreu e Lima, Afrânio, Recife, Fernando de Noronha, Jaqueira, Olinda, Paulista e São Vicente Ferrer, se destacam por ter imunizado 100% de todo o rebanho. 

Mesmo tendo decretado estado de emergência devido as fortes chuvas que castigaram a região neste período, as cidades de Catende, Maraial, São Benedito do Sul, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Xexéu, São Joaquim do Monte, Altinho e Cupira, ultrapassaram a meta estabelecida pela Adagro.

SEGUNDA ETAPA – Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, para isso a estratégia de vacinação mudará na segunda etapa que acontecerá em novembro. Apenas os animais com idade até 24 meses deverão ser imunizados.
A mudança na etapa faz parte de uma série de requisitos que o Estado precisa cumprir para se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!