Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Em Pernambuco, Lula lidera com 59%, e Bolsonaro tem 11%, aponta pesquisa Datamétrica

A pesquisa eleitoral em Pernambuco, feita pelo instituto Datamétrica entre os dias 8 e 9 de junho, mostra que Lula é o candidato todo-poderoso no estado, com 59% das intenções de voto. No cenário com sua presença, apenas um concorrente, Bolsonaro, tem pontuação expressiva: 11%.

Segundo o quadro estratificado, Lula domina todos os segmentos sociais de Pernambuco, com uma força impressionante entre pessoas com mais de 60 anos, onde tem 74% e com instrução até o ensino fundamental, onde tem 68%.

A força de Bolsonaro, por sua vez,  concentra-se no eleitorado masculino, onde tem 14% (contra 8% entre mulheres) e entre eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos, onde tem sua melhor pontuação: 17 pontos.

O  mesmo quadro mostra Ciro pontuando à frente de Marina Silva em alguns segmentos: entre homens, Ciro tem 4 pontos (contra 3 de Marina); entre eleitores com ensino médio, tem 4 pontos (contra 2 de Marina); entre eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos, Ciro tem 5 pontos (contra 2 de Marina).

Marina se destaca entre jovens com idade de 25 a 34 anos, onde tem 6 pontos e entre eleitores que não passaram do ensino fundamental, onde tem 4 pontos.

Geraldo Alckmin fica em segundo lugar no ranking das pessoas com mais de 60 anos: 3 pontos.

Sem Lula no páreo, os votos nulos sobem para 45% e sobram apenas 3 candidatos, Marina à frente, com 15%; seguida de Bolsonaro, com 12%, e Ciro Gomes, com 6%.

Marina Silva herda 21% dos votos lulistas, Ciro herda 6%. Esta situação, todavia, tende a se inverter, na medida em que o eleitor for informado/lembrado que Marina apoiou Aécio em 2014, o golpe em 2016, e a condenação de Lula. Ciro Gomes, por sua vez, participou da campanha de Dilma, liderou uma cruzada contra o golpe em 2016, e se posicionou de maneira firme, nos últimos anos, em defesa do ex-presidente.

Bolsonaro e Alckmin levam 2%, cada um, dos votos lulistas.

Uma observação curiosa é que as intenções de voto de Bolsonaro nos cenários de segundo turno são muito parecidas com seu tamanho no primeiro turno.

Bolsonaro tem um teto de 14% em Pernambuco.

No segundo turno, Bolsonaro perde de todos os candidatos. Com Lula, nem tem graça: 69 X 14.

Mas Bolsonaro também perde feio de Marina (34X16) e Ciro (22X14), no segundo turno.

O eleitor pernambucano ainda acredita, em sua maioria, que Lula será candidato. Mas 35% já acham que não, que Lula não será candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!