Seguidores

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Tapetes ornamentam Ruas de Capoeiras na procissão de Corpus Christi


Muitos voluntários da paróquia de São José, na cidade de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, seguindo a tradição católica, passaram a manhã desta quinta-feira, 20/06/2018, confeccionando o tapete ornamental para a passagem da procissão de CORPUS CHRISTI que acontecerá no final da tarde. Às 16:00 horas haverá a celebração as Santa Missa e em seguida a procissão com o Corpo de Deus – A Hóstia Consagrada; a comemoração litúrgica terá como celebrantes, o pároco Monsenhor José Augusto e o Vigário Paroquial, padre Valdevan.

Utilizando materiais como serragem de madeira, pó de café, sal, tintas coloridas entre outros materiais, o grupo confeccionou desenhos com motivos religiosos, além de outros alusivos ao próprio município e Estado, conforme se pode observar na foto acima, clicada e compartilhada por Junior Artes, um dos voluntários no trabalho.
Voluntários trabalhando na confecção do tapete



Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo[1]), generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." (Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!