Seguidores

sexta-feira, 17 de abril de 2020

1909 E A FEIRA LIVRE DE CAPOEIRAS


Por Albérico Bezerra

Mercadorias expostas em um pé de árvore no centro do povoado... ali as pessoas faziam suas troca e adquiriam seus mantimentos para passar uma semana. Na outra, voltavam a trocar suas mercadorias mais uma vez. Isto é um resumo do que acontecia há mais de um século, nos primórdios da feira de nossa cidade – Capoeiras.

Era um ambiente em que as pessoas chegavam para se encontrar, conversar e rever os amigos de toda a região. Posteriormente, o desenvolvimento foi tornando esses encontros em uma grande feira, onde se comercializa todo tipo de mercadoria, tornando-se, com o passar dos anos, uma das maiores feiras livres do interior de Pernambuco. É também uma referência com relação à venda de gado vivo, reunindo comerciantes de todo Estado e até de Estados vizinhos.

E a partir de hoje, 17 de abril de 2020, fica suspenso todo comércio ao ar livre, sem tempo determinado para o retorno à normalidade, se voltar!

O que um vírus tão pequeno, e ao mesmo tempo tão poderoso, pode fazer com uma cidade, com o Estado, com o País e com o mundo? A terceira guerra mundial já começou? Quais são as armas para esse combate? Mísseis, dinheiro, aviões e outros arsenais?

É tempo de refletirmos sobre a nossa forma de viver e de, depois de tudo isso, termos um mundo mais equitativo e justo, onde o ser humano seja o ator principal.

E, aguardarmos, esperançosos, o retorno da nossa Feira de Capoeiras!

Autor: Albérico Bezerra de Melo (Betinho) – Comunicólogo e Historiador

(Fotos da feira Parque vazia (feira do gado), hoje, sexta-feira, 17/04/2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!