Seguidores

segunda-feira, 6 de abril de 2020

UPAE GARANHUNS / O Isolamento Social salva vidas.

Coordenador médico da UPAE Garanhuns fala da importância da medida no combate ao Covid-19

O Governo do Estado tem determinado o Isolamento Social como uma das estratégias para combater o contágio do Covid-19. Contudo, muitas pessoas parecem não ter entendido esta necessidade e circulam pelas ruas como se nada estivesse acontecendo, aumentando o risco de contaminação e de levar o vírus para casa, onde estão seus familiares, alguns deles de grupos de risco.

Então, para quê o isolamento social? Segundo o Dr. Samuel Feitosa, coordenador médico da UPAE Garanhuns, o isolamento serve justamente para que as pessoas não tenham contato com pessoas e ambientes infectados. "O contágio acontece quando se tem contato com o vírus, seja através de outra pessoa, que pode expelir quando fala, espirra ou tosse, ou quando se toca em locais infectados. O virus permanece vivo por vários dias em superfícies, produtos, maçanetas, como exemplos, e muitos locais onde se possa tocar, e ao se levar a mão à boca, olhos ou nariz, o Covid-19 tem acesso às vias respiratórias e daí para o pulmão, provocando crise aguda respiratória." - Explica o médico.

O isolamento social não garante que as pessoas não serão infectadas, pois algum contato com o mundo exterior pode trazer o vírus para o lar, por isto é importante medidas de controle em casa, como um "local sujo", para troca de sapatos, recebimento de comidas e outros produtos, e procurar desinfectar tudo que chegue "de fora", com álcool 70%. O uso de sabão e álcool em gel deve fazer parte da rotina da casa.

A letalidade do Covid-19 é maior entre idosos, imunodeprimidos e portadores de doenças crônicas (tuberculosos, portadores de HIV, diabéticos, hipertensos, ...) mas tem se verificado óbitos em pacientes de diversas faixas etárias, o que aumenta a preocupação para que todos busquem o isolamento, pois além da prevenção pessoal e familiar, é também social, pois a pessoa infectada não sabe que está, e transmite o vírus a qualquer um que encontrar na rua, na praça, na praia...

Por isto, no combate ao Coronavírus, a melhor alternativa é o Isolamento Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!