Seguidores

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Outubro Rosa, Hospital do Câncer de Pernambuco alerta para o diagnostico precoce da doença

HCP alerta para a realização da mamografia ainda em 2020 


Se detectado no início, o câncer de mama, principal tipo de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo, tem 95% de chances de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Para que isso aconteça, é importante que seja feito o acompanhamento médico periódico e a realização dos exames de rastreio, em especial, a mamografia -  a maneira mais eficiente de identificar a doença antes dos nódulos nos seios serem palpáveis. Referência no tratamento da doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança, neste mês da ação mundial Outubro Rosa,  a campanha “Já fez sua mamografia este ano?”.  Todo conteúdo pode ser conferido no site hcp.org.br e nas redes sociais @sigahcp, a partir do dia 1º de outubro.


“O Outubro Rosa serve como alerta para que a mulher se conscientize da importância da mamografia. Mesmo neste momento de pandemia da Covid-19, o exame deve ser feito. Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de cura. Ressalta o superintendente técnico do HCP, dr. Fábio Malta. 


A equipe médica do HCP recomenda que a mulher se submeta ao exame anualmente, a partir dos 40 anos de idade, mas em caso de histórico familiar o procedimento pode ser solicitado por um médico em idades mais jovens e em intervalos menores.


O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve pela multiplicação desordenada de células na região da mama. A doença não tem causa única, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença – segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos - Ainda entre os principais fatores de risco estão obesidade e sobrepeso, consumo de cigarro e bebida alcoólica, sedentarismo, histórico familiar de câncer de mama em homens, alteração genética, entre outros.


Entre os principais sintomas estão nódulo único endurecido; irritação, inchaço, dor ou vermelhidão na mama; retração da pele; secreção sanguinolenta no mamilo; inchaço no braço. O tratamento varia de acordo com o tipo e o estadiamento da doença, classificado de I a IV, de acordo com as características do tumor. “O tratamento dependerá do tamanho da lesão. Entre os principais procedimentos estão a quimioterapia, radioterapia e cirurgia. - Explica a coordenadora do serviço de mastologia do HCP, dra. Denise Sobral. 


Câncer de mama em números Apesar de rara,  a doença pode acometer também os homens, representando 1% do total de casos da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama deve acometer, ainda em 2020, 66.280 pessoas. Para o INCA, 17.763 pessoas morreram pela doença em 2018, sendo 17.572 mulheres e 189 homens.


Sobre o HCP: O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!