Seguidores

sábado, 24 de outubro de 2020

O Agreste é Notícia, em 24/10/2020

Coluna semanal publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- MPPE e Defensoria Pública querem garantir direito de moradia  a 39 famílias ameaçadas  de despejo no Jardim Petrópolis, em Garanhuns.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em conjunto com a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), ajuizou uma ação civil pública em desfavor da Prefeitura de Garanhuns e do Governo do Estado pela garantia constitucional à moradia das famílias ocupantes Loteamento Jardim Petrópolis, localizado em Garanhuns.

Segundo levantamento da Secretaria de Assistência Social do município, 39 famílias residem no local desde abril de 2019, sendo a maior parte hipossuficientes, inscritas no cadastro único e beneficiárias do Bolsa Família. No entanto, há notícia de que o número de residentes seria maior, estimado por um líder comunitário em 57 famílias.

A área em questão foi ocupada por equipamentos e serviços públicos fornecidos pelos governos municipal e estadual: rede de abastecimento de água potável, energia elétrica, iluminação pública, rede de telefonia, coleta de lixo e pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas, dando-lhe características de comunidade habitacional.

Ainda assim, decisões judiciais determinaram a reintegração de posse do terreno aos proprietários. Preocupadas com o destino das famílias, a Promotoria de Justiça Defesa da Cidadania em matéria de Habitação e Urbanismo e o Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública vêm acompanhando o desenrolar dos fatos.


- Quase 5 kg de drogas é aprendida e 02 traficantes presos. Na segunda-feira, 20/10/2020, no Alto do Magano, em Garanhuns, uma Operação conjunta das policias Civil e Militar resultou na apreensão de quase 5 kg de drogas, 02 motos clonadas, 02 revolveres calibre 38, entre outros.  O material apreendido estava em poder de 02 traficantes de 27 e 22 anos que foram presos.


Palmeirina

- Ex-prefeito tem registro de candidatura indeferida. Na terça-feira, 20/10/2020, a Justiça Eleitoral Indeferiu o pedido de candidatura de Severino Eudson Catão (MDB) a prefeito de Palmeirina, PE. ‘O ora impugnado, nos autos do processo nº 0000122-60.2014.4.05.8305, respondeu por ato de improbidade administrativa em decorrência da ausência de prestação de contas de um contrato de repasse formalizado entre a Prefeitura Municipal de Palmeirina e o Ministério do Desenvolvimento Agrário”. – escreveu o Juiz na Decisão.


Iati

- Tio é assassinado a tiros e sobrinho fica baleado. Na noite da segunda-feira, 19/10/2020, na cidade de Iati, foi morto a tiros, Sebastião Alves Tenório, de 39 anos. A vítima chegava em casa no seu veículo, quando foi surpreendido por 02 elementos que estavam numa moto e efetuaram diversos disparos de pistola calibre 380 na cabeça da vítima que faleceu no local; um sobrinho da vítima, de 19 anos, ao ouvir os tiros saiu para ver o que estava ocorrendo e foi alvejado com 04 disparos, sendo socorrido para o Hospital Dom Moura em Garanhuns.


Angelim

- Justiça Eleitoral Indefere registro da candidatura de Marco Calado a prefeitura de Angelim. O Juiz da 116ª Zona Eleitoral Indeferiu o pedido porque o ex-prefeito filiado ao DEM teve contas rejeitadas na Câmara Municipal e no Tribunal de Contas da União.


Calçado

- MPPE investiga contratação de falsa medica. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil investigam a contratação de uma médica pela Secretaria de Saúde de Calçado, no Agreste de Pernambuco. A denúncia aponta a mulher que trabalhou quase três meses no Hospital Municipal exercendo ilegalmente a profissão.

A denúncia chegou ao Ministério Público de Pernambuco no mês anterior. De acordo com a representação feita por um advogado, a mulher que se diz médica, atuou como plantonista entre os meses de junho e agosto deste ano. O fato chamou atenção dos moradores da cidade de pouco mais de 11 mil habitantes.

A TV Asa Branca conseguiu uma cópia do documento endereçado ao procurador geral de Justiça do Estado, José Dirceu Barros. A investigação aponte contratação suspeita de ilegalidade, sob possível exercício ilegal da medicina. O documento diz que a mulher atendia pacientes usando o registro profissional de uma médica recém-inscrita no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

A contratação ocorreu pela Secretaria de Saúde do município durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a secretária Mirtys Viviane Pedroza, a mulher teria entregue os documentos pessoais, certificado de conclusão de curso e uma declaração do Cremepe com o número de registro para exercer a atividade profissional

A Prefeitura de Calçado entrou na justiça com uma ação de restituição ao que foi pago em julho e julho como salário. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!