Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2022

O Agreste é Notícia, 10-09-2022

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Justiça determina que prefeitura não utilize as cores que lembram o partido do prefeito. A Justiça estadual, através da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, determinou que a Autarquia Municipal de Trânsito de Garanhuns ( AMSTT) cancele imediatamente a compra de 500 coletes vermelhos com faixas reflexivas amarel-esverdeado.  A decisão atende a uma ação civil pública impetrada pelo MPPE junto a referida Vara. 

Além do cancelamento da compra o juiz Glacidelson Antônio determinou o seguinte em sua decisão:

 1. Que em dois dias, a Prefeitura de Garanhuns mude as
cores do seu site oficial  proibindo a conjugação das cores amarelas e vermelha.

2.Que a partir de 1º.01.2023 seja vedada a utilização de materiais escolares e uniformes aos discentes de escolas públicas e aos agentes públicos municipais na cor amarela e vermelha conjugadas, devendo-se utilizar por analogia à Lei Municipal nº 3.859/2012, as cores branca, vermelha, azul e preta, de forma isolada ou cumulativa;  ( cores da bandeira de Garanhuns)

3.  Que até o dia 1º.01.2023  apaguem as cores amarelas de prédios públicos municipais e logradouros, valendo-se apenas das cores branca, vermelha, azul e preta, de forma isolada ou cumulativa, nos termos preconizados na Lei Municipal nº 3.859/2012. Fonte: vecgaranhuns.com


- Novo vereador toma posse na Câmara. Na sexta-feira 09/09/2022, tomou posse na Câmara de Garanhuns, o suplente de vereador Welington Ferreira (União Brasil). O novo parlamentar da Casa foi empossado pelo presidente da Câmara. Welington assumiu a vaga que era do vereador Bruno dos Santos (sem partido) que teve o mandato caçado pelo TRE-PE por infidelidade partidária; Bruno foi eleito pelo PSL e deixou o partido após a fusão com o DEM para formar o União Brasil. Bruno ainda pode recorrer da decisão ao TSE.


Lajedo

- Marcantonio Dourado Filho desistiu da candidatura a deputado estadual. Na quinta-feira (08), o lajedense Marcantonio Dourado Filho (PSB) anunciou a desistência da candidatura a deputado estadual. O filho de Marcantonho Dourado ficou na suplência na eleição passada e posteriormente assumiu durante dois anos uma das vagas na Alepe. O deputado que tentaria a reeleição este ano, usou as redes sociais para divulgar que retirou sua candidatura; segundo ele, o motivo para sua desistência foi injustiça e desrespeito por parte do PSB para com ele e sua família.


Bom Conselho

- Acidente deixa três vítimas fatais. Na noite da segunda-feira 05/09/2022, na PE-218, no município de Bom Conselho, um acidente envolvendo um veículo de passeio e um caminhão, causou a morte de três pessoas que viajavam no carro de passeio; as vitimas ficaram presas às ferragens e foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros. O motorista do caminhão permaneceu no local do acidente e prestou esclarecimentos, segundo ele o carro transitava com faróis apagados e na contramão.


Saloá

- Casal de idosos que estava desaparecido é encontrado assassinado. Um casal de idosos que residia na Cohab III, em Garanhuns e segundo familiares estava desaparecido desde o dia 05/09, foi localizado assassinado na zona rural de Saloá. Na terça-feira (06), numa estrada que liga Saloá ao Povoado Brejo Velho, o corpo de Sebastião Pereira de Araújo, de 83 anos foi localizado com os pés e mãos amarados e com um pano em volta do pescoço. No dia (07), também na zona rural de Saloá foi localizado o corpo da idosa Maria Assunção de Lira, com sinais de estrangulamento. O casal de idosos teve a casa em Garanhuns invadida por criminosos, e desde então estavam desaparecidos.


Itaiba

- Retroescavadeira vira e mata homem. Na quinta-feira 08/09/2022, na PE-270, no município de Itaíba, uma máquina retroescavadeira virou e esmagou Tiago Cícero dos Santos, de 30 anos; ele trabalhava como ajudante numa empresa que realiza obras de uma adutora. Um caminhão ao realizar uma ultrapassagem obrigou a máquina sair da pista, ela virou e matou o trabalhador. Outro funcionário que também estava na maquina não se feriu. Fonte: portalagresteviolento.com.br


Lagoa do ouro

Relator: CONSELHEIRO VALDECIR PASCOAL Processo: 211003761 Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Águas Belas, relativa ao exercício financeiro de 2020, tendo como interessados: Bruno Rafael Araujo de Andrade, Jocieder Araujo Mineiro, Jose Ailton Melo de Matos e Luiz Aroldo Rezende de Lima. (Adv. Paulo Arruda Veras - OAB: 25378-DPE) Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Águas Belas a APROVAÇÃO COM RESSALVAS das contas do Sr. Luiz Aroldo Rezende de Lima, relativas ao exercício financeiro de 2020. E fez determinações. julgado em 06/09/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!