O penúltimo embarque do Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação (SEE), rumo ao Canadá foi marcado, nesta segunda-feira (31), por muita emoção. Emoção dos familiares, que estavam deixando os seus filhos “ganharem o mundo” e emoção dos estudantes que estavam seguindo em busca de um sonho prestes a ser realizado.
Rubens Teixeira (foto), 16 anos, aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em Capoeiras, no Agreste, foi um dos 59 estudantes que sonhou com o embarque no dia de hoje. Para isso, venceu desafios, estudou e provou que, com foco e objetivo, era possível, sim, conseguir realizar metas. “Nunca tinha feito um curso de inglês. Foi preciso muita dedicação e horas de estudos. Hoje estou feliz e ansioso, mas sou a prova de que quando a gente quer a gente consegue. Espero que lá no Canadá eu consiga aperfeiçoar meu inglês. Assim, conseguirei voltar pronto para o mercado de trabalho”, disse Rubens, afirmando nunca ter viajado de avião.
Assim como Rubens, a colega e estudante, Maria Izabel Silva, 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio José do Patrocínio Mota, em São Bento do Una, também no Agreste, teve que estudar muito. “Foram duas horas diárias dedicadas ao inglês, mas sei que valeu. Estou indo ali realizar um sonho, ansiosa para chegar logo no Canadá, mas, ao mesmo tempo, estou tranquila porque sei que o que me espera é algo muito bom. Quero voltar com muita história para contar e com a sensação de dever cumprido”, disse Isabel. Os dois ficarão na província de Newbrunswick, mas estudarão em escolas diferentes.
O último embarque para o Canadá deste semestre letivo, acontece na madrugada desta terça-feira (01).
PGM - Criado em 2011, o Programa Ganhe o Mundo já beneficiou mais de 3,4 mil estudantes do ensino médio. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719.
Fotos e texto: Secretaria de Educação de Pernambuco
Meu Deus como o tempo passa rápido! Já fui e já voltei...
ResponderExcluir