Seguidores

terça-feira, 25 de julho de 2017

Escolas estaduais marcam presença na programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns


As escolas estaduais do Agreste Meridional já se tornaram uma atração esperada no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A 27ª edição do evento, que congrega música, literatura, artes cênicas, design, moda e diversas outras linguagens artísticas e ações formativas, conta, em 2017, com mais de 40 apresentações de estudantes e professores da rede estadual. A participação é fruto da parceria entre Gerência Regional de Educação e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

As atividades estão distribuídas em oito dias de programação do FIG, de 22 a 29 de julho. As escolas se apresentam, com espetáculos de dança e música, no Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, localizado na Avenida Santo Antônio, sempre das 10 às 12h. Neste espaço, são esperadas 26 números de 18 escolas de Garanhuns e região, além de alunas atendidas pelo Projeto Mãe Coruja Pernambucana.

Já os trabalhos de Literatura poderão ser vistos na Praça da Palavra – um espaço montado na Praça Souto Filho, dedicado a recitais, contações de histórias e debates literários. Lá, 12 escolas apresentam 14 espetáculos de teatro e ações de fomento à leitura, frutos dos projetos pedagógicos desenvolvidos no espaço escolar ao longo do ano.

As apresentações estão só no começo, mas os resultados já são visíveis entre os estudantes e profissionais das escolas. “O espaço concedido pela Fundarpe às escolas da região durante o FIG tem sido de extrema relevância para favorecer a produção e fruição artística dos estudantes nas diversas linguagens, o que contribui para ampliação do desenvolvimento dos mesmos em diversos aspectos. Além de possibilitar que a sociedade conheça as produções culturais das escolas”, comenta a gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias.

Também durante os dias de festival, algumas escolas sediam o projeto Outras Palavras. Nos dias 21 (EREM Jerônimo Gueiros – Canhotinho), 26 (Praça da Palavra), 27 (EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Capoeiras) e 28 (Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns), as unidades escolares recebem escritores premiados em âmbito estadual e nacional para um bate papo com os estudantes sobre suas obras e processos de criação. Participações especiais de Patrimônios Vivos de Pernambuco e artistas da grade de programação do FIG também fazem parte da proposta. O Mestre Galo Preto, As Severinas e Fafá de Belém são algumas das participações confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!