Seguidores

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estudantes das EREMs de Capoeiras e Caetés participam de conversa com o escritor Sidney Rocha

Escritores, Socorro Lacerda e Sidney Rocha, e o jornalista Marcos Enrique

Na tarde da quinta-feira, 27/07/2017, alunos da EREM Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Capoeiras) e EREM Luiz Pereira Junior (Caetés) participaram de um bate-papo sobre literatura com o premiado escritor Sidney Rocha. A conversa foi mediada pelo jornalista Marcos Enrique e aconteceu no auditório da EREM de Capoeiras. Presentes no evento, a gestora da GRE Agreste Meridional professora Adelma Elias, a vice-presidente da FUNDARPE professora Antonieta Trindade; e as gestoras Rosana das Neves Albuquerque e Lucivânia Almeida, das EREMs Capoeiras e Caetés, respectivamente que também receberam para as escolas kits literários do Projeto Outras Palavras, uma parceria da Secretaria de Educação e Fundarpe.
Rosana Neves, Lucivânia Almeida, Adelma Elias e Antonieta Trindade

Ganhador do prêmio Jabuti de literatura de 2012, (maior prêmio da literatura nacional) com o livro O Destino das Metáforas, o escritor Sidney Rocha fez uma breve apresentação sua e dos seus livros lançados. Iniciado o bate papo, os alunos provocaram o escritor com perguntas sobre seu processo criativo e, as personagens da sua obra literária; perguntaram sobre as vaidades e sonhos do autor, a questão do engajamento político, e como tornar-se escritor, entre outros assuntos. Sidney Rocha sem estrelismo respondeu a todas as perguntas, e disse preferir o contato com um auditório de estudantes a ter sua obra exibida numa tela em Cannes.


A gestora da GRE professora Adelma Elias entregou a gestora da EREM Capoeiras, professora Rosana Souto uma placa comemorativa pelo destaque que a escola capoeirense obteve no projeto de integração entre escola e comunidade, de Boas Práticas do Pacto pela Educação. A gestora da GRE-AM disse que a EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi escolhida para receber o projeto Outras Palavras porque desenvolve um destacado trabalho com seus alunos na área cultura.

Houve ainda uma apresentação cultural com o artista pernambucano Adiel Luna, que apresentou cantoria, coco, poesia e cordel, intercalando conversas sobre a valorização da cultura nordestina e suas tradições, que segundo ele, mesmo com tanta beleza, muitas pessoas se envergonham da própria história.

Também houve a exibição do filme “A hora da saída”, realizado por alunos de uma escola da rede estadual, no projeto Cine Cabeça. E a apresentação de uma banda formada por alunos da EREM Luiz Pereira Junior, de Caetés, que cantaram Bossa Nova e MPB, numa bela apresentação.

A escritora de literatura infantil Socorro Sabino também esteve na EREM, ela lançará um livro neste sábado (29), às 10h, na Praça da Palavra, em Garanhuns.

Vídeo do Youtube com uma entrevista com o artista Adiel Luna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!