Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2019

O que são viroses? Qualquer um pode se medicar?

Alergologista da UPAE Garanhuns alerta para correto diagnóstico e medicação

Nesta época do ano, quando as temperaturas são mais baixas e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, é muito comum gripes e resfriados, e todo mundo já tem o diagnóstico na ponta da língua: É uma virose. Na maioria das vezes já se indica um tratamento, remédios, simpatias, etc. Mas, é simples assim? Claro que não.

Quem explica pra gente é a Dra. Cláudia Cordeiro (foto), alergologista da UPAE Garanhuns. "As viroses são doenças causadas por vírus e geralmente provocam febre, falta de apetite e indisposição. Recomendam-se de imediato hidratação e alimentação saudável. O repouso é necessário para que os anticorpos possam combater o vírus com mais eficácia". Quanto à automedicação, Dra. Cláudia recomenda muito cuidado. "Todo mundo tem em casa uma caixinha de remédios à qual busca sempre os mais populares, contudo até mesmo em viroses a automedicação é um perigo." Segundo a especialista, faz-se necessário um correto diagnóstico para a indicação de medicamentos. "O melhor é sempre procurar o Posto de Saúde mais próximo." - Afirma.

Os vírus podem entrar em contato com o nosso corpo de várias maneiras, a mais comum é pelas vias respiratórias, por isto, de maneira geral, devemos tomar medidas preventivas: Evitar locais com grande aglomeração de pessoas, principalmente se alguém apresenta os sintomas; manter em dias as vacinas; ter bons hábitos de higiene; beber água tratada e alimentar-se bem. No geral, as viroses que causam gripes e resfriados duram um tempo determinado, caso perdurem mais que uma semana, nova visita a um médico deve ser feita. 

Existem doenças como Zika, Chikungunya, Influenza, AIDS, Rubéola, Catapora, Febre Amarela, Salmonela, Rotavírus, Poliomielite, entre outras, que também são causadas por vírus. Viram a importância de consultar um médico?

A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parceria com a V GERES e Secretarias Municipais de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!