Seguidores

terça-feira, 20 de agosto de 2019

V GERES REALIZA OFICINAS SOBRE SÍFILIS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO AGRESTE


Durante três dias, representantes de 10 municípios do Agreste, entre eles Capoeiras e Caetés, montaram estratégias regionais de enfrentamento à doença

Com o aumento dos casos de sífilis verificados nos últimos tempos em diversas regiões do país, inclusive Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde tem intensificado o trabalho em todas as regiões do estado. Em Garanhuns, a V Gerência Regional de Saúde (GERES), iniciou na última semana uma série de oficinas de prevenção à doença. A primeira etapa aconteceu no auditório da Autarquia Municipal de Ensino Superior (AESGA), de 12 a 15 de agosto, para profissionais da saúde da família e coordenadores dos municípios de Garanhuns, Angelim, Caetés, Capoeiras, Correntes, Jucati, Palmeirina, Paranatama e Saloá. 

Segundo Catarina Tenório, gestora regional de saúde, as oficinas foram exitosas e reuniram profissionais compromissados em prevenir a Sífilis na região. "Durante três dias, em dois expedientes, com cerca de 10 municípios, conseguimos passar informações imprescindíveis para combatermos o avanço da doença. Vamos dar continuidade às oficinas, conforme cronograma, e no trabalho regular da nossa GERES também estamos visitando os municípios objetivando o êxito das ações de prevenção" - Afirma a gestora.

Os demais municípios também passarão pelas oficinas, ficando assim programadas:

Dia 27/08 - Em Jupi, para os municípios de Jupi, Calçado, Canhotinho e Lajedo.

Dia 28/08 - Em Bom Conselho, para os municípios de Bom Conselho, Brejão, Lagoa do Ouro e Terezinha.

Dia 29/08 - Em Águas Belas, para os municípios de Águas Belas, Iatí e Itaíba.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO 

Durante o Festival de Inverno de Garanhuns foi realizado o projeto Prevenção para Tod@s, iniciativa do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, que ofertou testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público. "São ações educativas, assim como o Chalé da Saúde, em eventos que aglomeram milhares de pessoas, para que possam ser multiplicadoras destas informações", afirma Catarina Tenório, que conclui: "Com as oficinas levamos as informações técnicas, com cronogramas de atividades e ações a serem desenvolvidas, alcançando os profissionais das secretarias municipais e profissionais de saúde da ponta de atendimento".

As oficinas em Garanhuns e região são realizadas pelas coordenações da V GERES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...