Seguidores

terça-feira, 1 de outubro de 2019

APAC divulga previsão climática para os meses de outubro, novembro e dezembro em Pernambuco

Climatologicamente, o trimestre outubro, novembro e dezembro são de período seco no estado de Pernambuco, com valores de precipitação média trimestral acumulada de: 145 mm na Região Metropolitana do Recife, 91 mm na Zona da Mata, 62 mm no Agreste e 86 mm no Sertão. Na mesorregião do Sertão, as temperaturas máximas podem atingir valores de até 40°C e a umidade relativa do ar, valores inferiores a 20%. Quando isso ocorre a APAC envia Avisos de Baixa Umidade do Ar, devido ao perigo para saúde e também devido a grande probabilidade de incidência de incêndios.

As análises dos campos globais da atmosfera e dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical, bem como dos modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre Outubro-Novembro-Dezembro (OND) indicam que a previsão é de chuvas em torno da climatologia em todas as mesorregiões do estado de Pernambuco.

Ressalta-se que este trimestre é o período de estiagem do Estado, no qual as médias de chuva são muito baixas, valores de temperatura elevados e consequentemente os de umidade relativa do ar muito baixo. Foi observado resfriamento gradual das águas do oceano Pacífico Tropical (centro-leste) que se encontra atualmente em condições de Neutralidade, enquanto as áreas do oceano Atlântico Tropical também vêm resfriando nos últimos meses, e verificaram-se anomalias negativas de Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) na área do Atlântico Tropical Sul.
APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!