A prefeitura de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nesta quinta-feira, 24/10/2019, o ‘I Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência’. O evento que teve como tema: “Não há controle social sem participação”, aconteceu no prédio do CRAS sob a coordenação da Secretária Luciene, e contou com palestra e debate sobre políticas publicas voltadas as pessoas deficientes.
A abertura do Seminário foi feito pela Secretária Luciene que deu as boas vindas aos presentes; ela falou das dificuldades enfrentadas pela Assistência Social nos municípios devido a cortes de recursos na área social implementado pelo atual Governo Federal. O acesso das pessoas com deficiência a serviços de educação e saúde, e a melhora na qualidade de vida delas, bem como, as dificuldades encontradas, também fizeram parte da fala da Secretária.
O senhor Edson Carneiro foi convidado a falar sobre sua experiência de pai de uma pessoa com deficiência. Edson relatou o ‘baque’ que foi receber a noticia que a sua filha é especial, e do aprendizado dia a dia com uma pessoa com Síndrome de Down. “Se antigamente uma família que tinha uma pessoa especial, era uma família rotulada, que teria recebido um castigo de Deus e até escondia o doente, hoje tenho convicção que a família que tem um filho especial recebeu uma benção especial de Deus porque Ele só nos dá aquilo que podemos carregar, e não é nenhum fardo” – disse emocionado o pai.
Em seguida, o pedagogo Wander Paulo, da Central de Libras, da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns, ministrou palestra onde falou das dificuldades e preconceitos enfrentados diariamente por pessoas deficientes, chamando a atenção para o modo como boa parte da sociedade carrega consigo esses preconceitos; ele também falou de políticas publicas voltadas as pessoas com deficiência e dos desafios para implementá-las, conclamando a sociedade a participar da sua construção, e a refletir que ninguém esta imune a de uma hora para outra ficar com alguma deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!