Seguidores

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dom Paulo Jackson abre a 54ª Assembleia de Pastoral do Regional NE2 na Paraíba


Todos os anos os bispos do regional Nordeste 2 (NE2) juntamente com alguns leigos e padres se reúnem em assembleia para juntos avaliarem e estudarem nas diretrizes que serão desenvolvidas naquele período, esse ano não se fez diferente.  Segundo texto da "imprensa@cnbbne2.org.br". 

Teve início na noite da segunda-feira, 14/10/2019, a 54ª Assembleia Regional de Pastoral, que reflete esse ano, a Comunhão Missionária à Luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. O evento acontece no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca/PB, na Diocese de Campina Grande, e reúne bispos do Regional Nordeste 2, padres, diáconos, religiosos(a) e leigos.

Conferência

A Conferência da noite de abertura ficou a encargo do presidente do Regional, Dom Paulo Jackson que trabalhou o tema: “A Assembleia do Regional como exercícios de Sinodalidade e Colegialidade na Pastoral”.

Um tema vasto, discorrido sobre várias perspectivas, a começar pela etimologia da palavra Sínodo, que indica “Caminhar Juntos”. E nesse sentido fez referências bíblicas, dentre elas: do livro de Tobias, que narra o acompanhamento do Arcanjo Rafael junto a Tobias.

Ao direcionar seu discurso para a comunhão eclesial, Dom Paulo lembrou que a natureza da igreja é ser comunhão, e fez menção a partir de uma perspectiva histórica, os inúmeros sínodos realizados na história da Igreja.

Por fim, Dom Paulo fez questão de aludir a importância da colegialidade Episcopal, lembrou que as 21 dioceses do regional tem se esforçado pela comunhão e reiterou, que o exercício da Sinodalidade se faz pautado pelo Espírito Santo, é Ele quem conduz a Igreja.’

A assembleia prossegue nessa terça-feira e com assessoria de Dom Frei Francisco Sales que vai trabalhar os estudos envoltos das Diretrizes da Ação Evangelizadora para a Igreja no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!