Seguidores

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Fazer check-up deve ser rotina desde a infância, afirma cardiologista da UPAE Garanhuns


Reportagem da TV Asa Branca conversou com Dra. Rafaela Rodrigues

A equipe da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo para grande parte do interior do estado, esteve na UPAE Garanhuns conversando com pacientes e com a cardiologista Dra. Rafaela Rodrigues. Na pauta, a importância da prevenção na saúde, com visitas regulares a médicos e realização de exames, os famosos "check-ups". O jornalista Diogo Franco observou que a grande maioria das pessoas só procuram cuidados médicos quando a saúde não está bem.

Segundo Dra. Rafaela, o check-up deve ser rotina desde a infância: "O check-up serve para rastrearmos doenças, a exemplo das cardiovasculares (infarto, AVC, etc), cânceres (próstata, mama, colo do útero, etc), além de doenças que são fatores de risco para outras doenças, tais como dislipidemia, hipertensão, tabagismo, além de observar obesidade, sedentarismo, entre outros. É para isto que serve o check-up, para traçarmos um perfil de risco daquele paciente, inclusive levando em consideração histórico familiar." - Afirma a médica. 

O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa, lembra que a unidade não trabalha com check-ups. "Atendemos pacientes encaminhados pelas USFs dos 21 municípios da V Regional de Saúde, após visita aos clínicos que solicitaram o olhar especialista dos médicos da UPAE. Contudo, como médico, sei também da importância da prevenção e podemos afirmar que muitos dos nossos pacientes poderiam ter antecipado diagnósticos e tratamentos em visitas regulares aos médicos para prevenção." - Finaliza Feitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!