Seguidores

domingo, 26 de janeiro de 2020

APAC: Previsão climática para fevereiro, março e abril de 2020 em Pernambuco

A previsão climática sazonal para o período de fevereiro a abril/2020 (FMA) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. A previsão climática para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco, em especial no Sertão e no Agreste.

A previsão indica grande variabilidade tanto espacial como temporal da chuva no Estado. As áreas do Sertão do Pajeú, Araripe, Sertão Central, Agreste Setentrional e Agreste Central são as mais propícias para ocorrência de chuva acima da média. No período de FMA o principal sistema indutor de chuva é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) que podem favorecer chuvas com intensidade fortes acompanhadas com trovoadas e rajadas de vento.

O trimestre compreende os principais meses do período chuvoso da região do Sertão, início das chuvas no Agreste, término do verão e início do outono, o que favorecerá a redução gradual da temperatura nessas regiões. Ressalta a importância do acompanhamento das previsões diárias no site da APAC. CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL

As distribuições temporais das precipitações nas mesorregiões de Pernambuco podem ser observadas na tabela abaixo e sua distribuição espacial na Figura 1 (a, b e c).

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA DE JANEIRO A DEZEMBRO

De janeiro até dezembro de 2019 as chuvas ficaram dentro da média histórica. Na Zona da Mata e Litoral, as chuvas acumuladas, no ano, foram superiores a 1500 mm. No Agreste houve grande variabilidade espacial com precipitações entre 400 e 1500 mm. No Sertão, os valores abaixo de 400 mm ocorreram no Sertão de São Francisco (de forma pontual) e os maiores no Sertão do Pajeú, Moxotó e Araripe. As chuvas acumuladas no ano ficaram dentro da normalidade com exceção da região do Sertão do Pajeú e Zona da Mata Sul, que tiveram um desvio positivo em relação à climatologia. Os desvios negativos ocorreram no Sertão do São Francisco.
APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!