Seguidores

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Pernambuco: vacinação contra febre amarela inicia pelos municípios das III e V Geres


Doses de rotina começam a ser disponibilizadas em janeiro para 43 municípios da região de Palmares e de Garanhuns. A partir de março, para todo o Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Superintendência de Imunizações e das Doenças Imunopreveníveis, inicia, neste primeiro semestre de 2020, estratégia estadual para a implantação da vacina contra febre amarela na rotina de imunização dos pernambucanos. Isso significa que o imunizante estará disponível para a população diariamente nos postos de saúde.
A estratégia começa pelo Agreste e Zona da Mata em janeiro e, para todo o Estado, apenas a partir de março.

Até então, Pernambuco estava incluso nas áreas sem recomendação de vacinação (ASRV) por não ser território de risco para a doença - o último caso de febre amarela no Estado foi em 1938, ou seja, são mais de 80 anos sem a circulação do vírus.

 A proteção será voltada para crianças de 9 meses até adultos de 59 anos. A novidade é que será introduzida a dose de reforço de febre amarela para todas as crianças aos 4 anos de idade. Acima dessa faixa etária, será necessária apenas uma dose.

As áreas prioritárias para vacinação, já a partir deste mês de janeiro de 2020, serão as 43 cidades que compõem a III e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede em Palmares, na Mata Sul, e Garanhuns, no Agreste pernambucano, respectivamente, totalizando mais de 1 milhão de pessoas.

Municípios com disponibilização da vacina:

Água Preta; Águas Belas; Amaraji; Angelim; Barreiros; Belém de Maria; Bom Conselho; Brejão; Caetés; Calçado; Canhotinho; Capoeiras; Catende; Correntes; Cortês; Escada; Gameleira; Garanhuns; Iati; Itaíba; Jaqueira; Joaquim Nabuco; Jucati; Jupi; Lagoa do Ouro; Lagoa dos Gatos; Lajedo; Maraial; Palmares; Palmeirina; Paranatama; Primavera; Quipapá; Ribeirão; Rio Formoso; Saloá; São Benedito do Sul; São João; São José da Coroa Grande; Sirinhaém; Tamandaré; Terezinha; Xexéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!