Seguidores

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Vereador Pitonho é o prefeito interino de Capoeiras

O vereador José Ernandes da Costa – Pitonho (Republicanos) é o novo prefeito do município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco. O parlamentar foi eleito presidente da Câmara de vereadores, em eleição realizada na tarde desta sexta-feira, 1º/01/2021. Como o candidato mais votado para prefeito na última eleição, Dudu está impedido pela justiça eleitoral de assumir a prefeitura, a Juíza Eleitoral da Comarca de Capoeiras, Dra. Priscila Sá de Torres Brandão, por oficio à Câmara recomendou que fosse empossado interinamente o presidente da Câmara.

Filho do senhor 'José de Capitolina', José Erandes da Costa (Pitonho), tem 47 anos, é casado com a senhora Keyte Marrone, e é pai de três filhos.


É a primeira vez na história que o município de Capoeiras, tem como prefeito o presidente da Câmara municipal. O candidato a prefeito mais votado na eleição de 15/11/2020, Luiz Claudino de Souza – Dudu (PL), teve o registro da candidatura indeferindo pela Justiça Eleitoral e concorreu ‘sub judice’ depois de ter a prestação de contas do ano 2012 rejeitada pela Câmara de vereadores de Capoeiras, com isso tornou-se inelegível.


O candidato a vice-prefeito Ailton Lino (Pio) também não foi empossado.


Havia especulações de que algum dos seis vereadores eleitos no grupo da prefeita Neide Reino pudesse juntar-se aos cinco parlamentares eleitos no grupo de Dudu e eleger o presidente do legislativo Municipal, o que não ocorreu.


Duas chapas concorreram: uma encabeçada pelo vereador Pitonho, e a outra pelo vereador Edgar Rodrigues. Pitonho obteve 06 votos, e Edgar, 05.


Pitonho tomou posse como presidente da Câmara e em seguida transferiu o  cargo para o vice-presidente, vereador Antônio Crioulo; e novamente tomou posse, dessa vez como prefeito interino.


Pitonho ficará interinamente a frente da prefeitura de Capoeiras até a decisão final da Justiça Eleitoral que poderá conceder o registro da candidatura a Dudu ou determinar a realização de nova eleição no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!