Seguidores

domingo, 22 de maio de 2022

ROTA DO CANGAÇO SERRINHA DO CATIMBAU, PARANATAMA, PERNAMBUCO


O município de Paranatama, no Agreste de Pernambuco, no sábado 21/05/2022, realizou sua Primeira Rota do Cangaço; o percurso segue as pegadas de Virgulino Ferreira - Lampião e seu bando que nos dias 19 e 20/07/1935 passou por Serrinha do Catimbau, a época Distrito pertencente a Garanhuns, hoje município de Paranatama. Em Serrinha do Catimbau o bando de Lampião invadiu residência, cometeu roubos, ameaças, torturas, estupro, fez moradores reféns e atacou a Vila; mas foi lá também que o rei do cangaço encontrou resistência em armas, Maria Bonita foi baleada e o grupo forçado a bater em retirada.


Na Rota do Cangaço de Paranatama, a história é contada nos lugares onde ocorreram. O percurso tem início no Sítio Timóteo, na divisa dos municípios de Paranatama, Pedra e Caetés, local por onde o bando chegou e cometeu o primeiro crime: invadiu a casa do agricultor Lano e Dona Martille em busca de joias e não encontrando o que buscavam roubaram os candeeiros da casa.


Mas a frente, no Sitio Azevém invadiram a residência de José Basilio e Dona Branca. No Sítio Queimada do André, outra casa foi invadida pelo bando; lá também há uma ‘casa de orações’ que marca o local exato onde cangaceiros assassinaram o idoso José Gomes; além da visita a esses locais, relatos explicaram os fatos ali ocorridos.

O percurso termina na praça central de Paranatama, foi lá que ocorreu a resistência com a troca de tiros na qual Maria Bonita foi baleada, e os cangaceiros forçados a baterem em retirada.


A Rota do Cangaço de Paranatama ainda conta com paradas no Espaço Musical e Literário – Colimusic (cidade), no Museu das Comunidades no Sítio Brito, e no ponto turístico Pedra do Navio.


No Sítio Timóteo, na casa de Dona Zeza, neta de Lano, após ouvirmos a história do encontro dos seus avós com os cangaceiros, Dona Zeza aos 70 anos ainda acolheu a todos servindo um delicioso doce de facheiro feito por ela.

Um comentário:

  1. Sou bisneta de dona Matilde !Tenho orgulho do meu povo nordestino,que apesar de tantas lutas nuncam fogem a luta !

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!