Numa reportagem do Diário de Pernambuco publicada esta semana, Capoeiras aparece como o município pernambucano que apresentou, proporcionalmente, o menor numero de candidatas mulheres para as eleições de 2012; menos de 09%, quando a Lei recomenda que no mínimo 30% das vagas sejam preenchidas por elas. Taquaritinga e Jataúba ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.
Com 55 candidatos ao cargo de vereador em Capoeiras, para cumprir o que determina a Lei, pelo menos 16 candidatas deveriam ser mulheres. No entanto, os partidos políticos no município registraram apenas 5 candidatas a vereadora.
O PV que tem o Dr. Severino Vieira candidato a prefeito, apresentou para vereadora, a Srª. Iva Maria; e tem Geane, candidata a vice-prefeita. A coligação de apoio a candidatura de Neide Reino apresentou cerca de 20 candidatos, apenas uma mulher, Socorrinha. A coligação de apoio a reeleição do prefeito Dudu apresentou mais 20 candidatos, apenas três são mulheres, Aninha, Carla e Dona Quitéria. O DEM do candidato Carlos Batata não apresentou nenhum nome feminino para concorrer ao Legislativo Municipal.
Segundo a reportagem do Diário, as legendas sob a ameaça de o Ministério Público pedir a impugnação de todas as candidaturas, correm contra o tempo para preencherem os 30% das vagas destinadas as mulheres.
De fato há poucas mulheres, mas dentre tão poucas há a maior de todas Neide Reino.
ResponderExcluirAbraços.
com tantas mulheres responsais citar logo uma ficha suja??? com certeza ela não é a maior de todas...
ResponderExcluir