Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MPPE pressiona legendas a apresentarem mais mulheres candidatas a vereadoras


Entre os municípios, Capoeiras, onde apenas 9% dos candidatos a vereador são mulheres.

Por lei, 30% dos candidatos a vereador deve ser mulher. Mas, aqui em Pernambuco, na maioria dos municípios os partidos políticos descumpriram essa regra; entre eles, está Capoeiras. É o que informa uma reportagem publicada nesta quinta-feira (19.07.12) no jornal Diário de Pernambuco.

Com o titulo, “Partidos Buscam Mulheres Desesperadamente”, a matéria assinada pelos jornalistas, Suetoni Souto Maior e Eduarda Bione, diz que: Não importam credo, etnia, instrução ou afinidade partidária. Não precisa nem gostar de política. Se for mulher e tiver filiação partidária, tem vaga garantida nas chapas proporcionais para disputar as eleições deste ano. Pois, pressionadas pelo Ministério Público de Pernambuco, as legendas iniciaram uma procura desesperada por mulheres para complementar as chapas de vereador em 136 dos 184 municípios do estado.

A exigência da Justiça causou a correria dos dirigentes dos partidos, que têm até o dia 08 de agosto para preencherem as vagas destinadas às mulheres. Enquanto os dirigentes partidarios alegam que não podem obrigar as mulheres a se candidatarem; o procurador geral eleitoral afirma que as exigências serão cobradas de todas as legendas. 

Segundo a reportagem o Ministério Público já pediu a impugnação de todos os candidatos de seis legendas na cidade do Recife, por não terem cumprido a prerrogativa de 30% das vagas serem para mulheres. O Diário também levantou que enquanto em Alagoinha as mulheres representam 40% dos candidatos às vagas na câmara de vereadores; em Capoeiras, Taquaritinga e Jataúba não chega a 9%. 

Em Pernambuco apenas em 48 municípios a Lei foi cumprida. Entre os municípios que cumpriram, na nossa região, estão: Angelim, Buíque, Calçado, Canhotinho, Lagoa do Ouro e Venturosa.

Municípios da nossa região que Descumpriram: Aguas Belas, Bom Conselho, Brejão, Capoeiras, Caetés, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lajedo, Palmeirina, Pedra Pesqueira, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!