Há exatos 50 anos, em 31 de março de 1964, se iniciava o conjunto de acontecimentos que culminaram no Golpe Militar do Brasil de 64 no dia seguinte.
Com o apoio dos Estados Unidos e de setores conservadores da sociedade brasileira, as Forças Armadas derrubaram o então Presidente João Goulart que havia sido eleito democraticamente pelo povo brasileiro. Foram anos sombrios, o regime perseguiu, torturou e assassinou diversos brasileiros e brasileiras que lutaram pela liberdade.
Os militares brasileiros e demais defensores do Golpe chamaram-no de Revolução ou Contrarrevolução. Alinhado politicamente com os Estados Unidos, o Golpe de 64 causou profundas mudanças na organização política do país, bem como na economia e na sociedade.
Cinco presidentes militares se sucederam no poder até 1985 quando Tancredo Neves foi eleito indiretamente o primeiro presidente civil desde 1964.
Na foto, a presidente Dilma Rousseff sendo interrogada pelo Regime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!