Seguidores

sábado, 21 de dezembro de 2019

Capoeiras comemora 56 anos de Emancipação Politica

Parabéns Capoeiras

Elevado a categoria de ente federativo pela Lei Estadual nº 4.998, de 21/12/1963, o município de Capoeiras, no agreste de Pernambuco, neste dia 21/12/2019, comemora 56 anos de Emancipação Política.

O município de Capoeiras é conhecido por sua feira livre, pela feira de gado, pelo queijo coalho, pela hospitalidade e religiosidade do seu povo, entre tantos outros atributos.

Ex-distrito de São Bento do Una, Capoeiras hoje tem 20.000 habitantes; é governada pela prefeita Neide Reino; e o Poder Legislativo Municipal é composto por 11 vereadores.

O surgimento do Município

Ainda no século XVII almocreves e tropeiros com suas tropas de burros transportando mercadorias entre o Sertão e a Zona da Mata tinha como caminho as terras das Capoeiras, devido a existência de um riacho onde os animais matavam a sede. Nessa época, as terras já pertenciam a São Bento do Una. No século XVIII já existiam diversas meias-águas formando um pequeno aglomerado. No final do século XVIII chegaram aqui Aprígio Inácio Cordeiro e Manoel Rufino que construíram as primeiras casas de tijolos, e montaram suas bodegas.

No ano de 1902 aconteceu a primeira feira, foi realizada debaixo de uma grande arvore em cujos galhos foram penduradas mercadorias.

No ano de 1907/08 foi construída antiga igreja de São José, que hoje não existe mais. (Do livro 'Capoeiras Paz e Dinamismo" do jornalista Alberico Bezerra)

Monumento a Frei Damião
Romaria de Nossa Senhora Aparecida - Serra Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!