Seguidores

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O verão começou neste domingo

O verão de 2019 teve início no domingo, 22 de dezembro, às 01h19min e se estenderá até o dia 20 de março de 2020 às 03h50min (horário de Brasília).

Como característica principal, o verão é a estação mais quente em que as temperaturas médias ficam mais elevadas, com os dias mais longos e as noites mais curtas. Em Pernambuco esse aumento nas horas do dia é pouco perceptível devido à posição do Estado na região Tropical, e os raios solares continuam a incidir na mesma proporção, com mudança de poucos minutos.

Nas regiões Sul e Sudeste do país é onde se percebe a diferença de variação entre o dia e a noite devido o posicionamento da Terra que forma um ângulo de 23,5°S com o Sol, iluminando mais essas regiões nesse período.

Em Pernambuco as temperaturas máximas médias são de 32°C no Sertão, de 30°C no Agreste e 31°C na Zona da Mata e Litoral.

Nos meses correspondentes ao verão (janeiro, fevereiro e março), são registrados os maiores índices pluviométricos no Sertão (média de 360 mm no Sertão de Pernambuco e 330 mm no Sertão do São Francisco). No Agreste tem-se, em média, 217 mm, já na Zona da Mata, 315 mm, e no Litoral 490 mm aproximadamente.
Apac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!