Seguidores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Previsão climática para dez/2019 e jan e fev/2020 em Pernambuco

Foi realizada na última sexta-feira, 29/11/2019, a reunião climática para previsão sazonal para o período de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro/2020 baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o  trimestre.

A previsão climática para o período é que as chuvas deverão ocorrer dentro da normalidade nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Neste trimestre, a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e, principalmente, espacial devido os sistemas indutores de chuva que são transientes (atuam em período de tempo curto e/ou alguns dias) podendo inibir ou favorecer a ocorrência de chuva.

Assim, alguns municípios ainda poderão ficar com chuva abaixo da climatologia. E no trimestre dezembro, janeiro e fevereiro, já é período de verão no Hemisfério Sul, e a temperatura máxima média climatológica é em torno de 34 °C na região do Sertão e 32 °C no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, no entanto, a previsão é que seja acima desses valores.

A distribuição temporal da precipitação nas mesorregiões do estado de Pernambuco pode ser observada na tabela abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!