Seguidores

domingo, 1 de dezembro de 2019

Empresa de energia eólica realiza oficinas sobre segurança hídrica para moradores de comunidades rurais de Capoeiras, Caetés e Venturosa

Comunidade Laguinha - Caetés
'Esse trabalho é uma ação social da Empresa eólica, contrapartida aos danos ambientais causados com a implantação dos parques eólicos'.

No inicio do mês de novembro de 2019, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) iniciou as atividades operacionais do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia, em dezessete (17) comunidades rurais localizadas nos municípios Caetés, Venturosa e Capoeiras, no entorno do Complexo Eólico Ventos de São Clemente em Pernambuco.

As atividades incluem a área de segurança hídrica e educacional e foram definidas após a realização de um Diagnóstico que contou com a intensa participação de moradores das próprias comunidades. O Diagnóstico apresentou o acesso à água como desafio central para o desenvolvimento local e para o fortalecimento da agricultura familiar no território. A agricultura é a principal fonte de renda, atividade econômica e elemento agregador cultural e social das famílias locais nas comunidades localizadas nos municípios Caetés e Capoeiras.
Comunidade Piado - Capoeiras
Espera-se que as ações com foco em segurança hídrica beneficiem cerca de 363 famílias (1.452 pessoas), contemplando os moradores das comunidades rurais Barrocas, Laguinha, Quitonga, Exu, Mulungu, Serrote, Tanque Novo, Pau Ferro, Toquinho, Serra de Dentro, Paraguai, Vermelha e Piado, em Caetés e Capoeiras, por meio da implementação de tecnologias socioambientais de acesso à água para consumo humano, produção de alimentos e inclusão social das famílias.

Já no município de Venturosa, as comunidades Grota, Grotão e Pontais, serão beneficiadas com melhorias na estrutura física e atividades formativas com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo. Espera-se impactar positivamente a realidade de 122 crianças e adolescentes locais.

As atividades em ambas as áreas iniciaram esse mês no território. Na área de segurança hídrica realizamos estudos geofísicos para prospecção de poços profundos e oficinas sobre o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da caatinga no semiárido. Já no âmbito educacional elaboramos e aprovamos o projeto de arquitetura e engenharia da reforma da Escola. Paralela a reforma da Escola vamos realizar oficinas de introdução à educação contextualizada com os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!