Seguidores

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ABLOGPE servirá de exemplo em encontro nacional

Lissandro Nascimento
por Kylvio Almistron

A primeira entidade civilmente reconhecida no Brasil que une os produtores de conteúdo da mídia digital foi criada em Pernambuco em dezembro de 2011. Cerca de 20 encontros regionais foram promovidos debatendo e unindo os blogueiros pernambucanos do Grande Recife ao Sertão em torno da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABLOGPE). Tal experiência serve hoje de modelo para os demais Estados e será um dos pontos apresentados no 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais que acontece entre os dias 16, 17 e 18 de maio em São Paulo, onde são aguardados 500 ativistas digitais de todo o País.

“Nascemos da defesa da Internet Livre e pela busca da democratização dos meios de comunicação, antenado em torno de uma entidade que nos ajude na defesa jurídica de nossa atividade e no aperfeiçoamento operativo de nosso trabalho”, resume Lissandro Nascimento, Presidente fundador da ABLOGPE.

Durante o encontro neste final de semana, a comitiva pernambucana que detém representantes de todas as regiões do Estado, participará de um Seminário Internacional que se propõe a dar continuidade aos debates do 1º Encontro Mundial de Blogueiros realizado em outubro de 2011 em Foz do Iguaçu (PR). Sete conferencistas internacionais participarão dos debates sobre mídia, poder e América Latina, seguido de um debate sobre a luta pela democratização da mídia no Brasil.

No Sábado (17), a proposta é retomar a experiência do primeiro encontro nacional realizado em 2010 por meio das desconferêncas. As atividades iniciam com um debate sobre a juventude e a força das novas mídias e será seguido das desconferências, em que serão formados grupos de debates. Nesses grupos, o debate será iniciado por ativistas convidados e todos os participantes terão vez e voz para relatar suas experiências e participar dos debates. Após as desconferências, os grupos voltam a se reunir para um debate sobre a mídia e as eleições de 2014, seguido de uma festa de confraternização. Já no Domingo (18), os debates ficarão quanto a produção da Carta de São Paulo e ações do movimento de blogueir@s e ativistas digitais.

Para Lissandro Nascimento, será uma ótima oportunidade de fortalecer o intercâmbio e provocar uma pauta nacional que unifique os esforços da blogosfera brasileira. “Nossa capacidade de organizar e solidificar uma estrutura de apoio aos blogueiros será compartilhada com outros blogueiros que estão conscientes de seu papel nessa nova sociedade, que interage aparada pela tecnologia e que se integra a nova economia criativa. Neste encontro vamos ajudar no debate em torno dos temas que serão tratados”, adiantou o Blogueiro responsável pelo Portal A Voz da Vitória de Santo Antão.

Farão parte da comitiva pernambucana os blogueiros Lissandro Nascimento, Samuel Cazumbá (Vicência), Jair Ferreira (Limoeiro), Amanda Maciel e Ana Paula (Garanhuns), Josélia Silva, Janko Moura e Wellington Júnior (de Petrolina), Adauto Nilo (Buíque), além do advogado da AblogPE Jairo Medeiros. Em razão da informação fomentar a prática da cidadania, esta representação contou com uma atenção especial de agentes da sociedade civil organizada, a exemplo de empresários e homens públicos que colaboram com a difusão da cidadania construída pelos agentes da comunicação, como é o caso do empresário Marcos Patriota da CPM-Jupi e Aldo Santos, Secretário de Agricultura de Pernambuco.

A AblogPE, no próximo mês, promoverá um chat coletivo da blogosfera pernambucana com os pré-candidatos a Governador de Pernambuco, em sua sede, localizada na Rua da Aurora, Centro do Recife. Além disso, a entidade tem articulado parcerias institucionais para valorizar o trabalho desenvolvido pelos blogs associados. Por fim, através de sua rede de produção de conteúdo, a AblogPE desenvolve um “trabalho de formiguinha” junto aos associados, para em longo prazo, construir o maior canal de notícias na mídia digital do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!