Seguidores

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Modelo de Gestão implantado na Farmácia Municipal de Capoeiras é apresentado em Fórum Estadual para Gestores de Saúde

Dr. Heito Bruno Vilela durante sua apresentação no Fórum Estadual
O município de Capoeiras foi um dos primeiros do Estado a aderir ao QUALIFAR - Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica e implantar o programa HORUS – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. A prefeita Neide Reino (PSB) não mediu esforços para implantar o QUALIFAR que tem por objetivo a estruturação dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a área física, equipamentos, mobiliários e recursos humanos, na farmácia municipal. O resultado obtido por Capoeiras com o programa foi reconhecido e o gestor da Assistência Farmacêutica do município, Dr. Heitor Bruno Vilela Porto foi convidado a expor sua exitosa experiência de gestão do QUALIFAR para Gestores de Saúde no Fórum Estadual: Estratégias para Qualificação dos Serviços Municipais de Assistência Farmacêutica, realizado nesta sexta-feira (30), na cidade do Recife. 

Imagens da Farmácia do Hospital Municipal
Um dos pré-requisitos para a adesão ao QUALIFAR é a implantação do Programa HORUS, um sistema online de gestão da Assistência Farmacêutica pelo qual o Ministério da Saúde controla a distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS, registra os medicamentos que cada paciente utiliza, gerencia o estoque, datas de validade dos remédios, e rastreio farmacoepidemiológico dos medicamentos dispensados.

Os recurso do Programa QUALIFAR são divididos para custeio e estruturação. Para custeio, os recursos são de R$ 24 mil anuais, valor que só pode ser utilizado com recursos humanos, serviços de internet, manutenção de equipamentos e outros gastos relacionados ao funcionamento estrutural do programa. Já para a estruturação, o município recebeu uma parcela única no valor de R$ 11 mil no inicio da implantação do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!