Seguidores

domingo, 18 de maio de 2014

Semana de Direitos Humanos leva Ações de cidadania a pessoas de 10 municípios do Agreste Meridional

Por Andréa Batista - Responsável Jô Lima / Ass. de Imprensa da SEDSDH

A população recebeu caravana da cidadania organizada pela Semana de Direitos Humanos.

Como o próprio nome traduz, a Semana de Direitos Humanos traz uma reflexão sobre os direitos de todos como o nosso, da nossa família, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da pessoa com deficiência, do egresso e liberado do Sistema Penitenciário e da População LGBT. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meia da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, está percorrendo as regiões de Pernambuco, e por onde passa oferece ações e serviços para população, gestores e rede parceira.

As Semanas de Direitos Humanos beneficia as pessoas com retirada gratuita de documentação, como: Carteira de Trabalho e 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento; Notificação de violência contra a pessoa idosa; oficinas de saúde e educação para o público LGBT; exposições, seminário e feira de cidadania. No Agreste Meridional foram 2.407 pessoas contempladas com 24 ações realizadas em 10 municípios: Garanhuns, Lajedo, Capoeiras, Itaíba, Saloá, Águas Belas, Buíque, Tupanatinga e Jurema.

Segundo o Secretário Executivo, Paulo Moraes, a caravana de cidadania coloca as pessoas no caminho para o respeito e o combate as violações, e lança a responsabilidade de ampliar o trabalho no dia-a-dia em torno dos Direitos Humanos, que é basicamente à todas as pessoas.

Dentre as atividades programadas, que buscou sensibilizar os municípios sobre a importância do combate às violações, foi realizado o trabalho de Notificação da violência contra o idoso, através da Superintendência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A atividade foi executada junto às equipes do Programa de Saúde da Família – PSF, para que elas identifiquem os casos de violência contra esse público. O levantamento será feito em todas as regiões do estado até o mês de setembro.  

Outra ação bem recebida na região foi a retirada gratuita de documentação, promovida pelo Balcão de Direitos. Foram 545 documentos disponibilizados para moradores de 04 cidades, incluindo a Colônia Penal Feminina de Buíque e o Quilombo Castainho, em Garanhuns.

Professores e gestores de escolas públicas também foram contemplados na Semana de Direitos Humanos, com a Oficina de Educação e Cidadania LGBT. O encontro visou o diálogo sobre gênero, orientação sexual e homofobia na perspectiva dos Direitos Humanos e Diversidade buscando um melhor atendimento/acolhimento das demandas da população LGBT no Agreste Meridional.

Na parte cultural, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos trouxe a exposição "A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência", que atraiu 700 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores para um debate sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil.

A Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional também promoveu o Seminário Regional “Direitos Humanos e Democracia”, em Garanhuns; reunião com a Sociedade Civil; atividades em Cadeias Públicas; palestras sobre Penas Alternativas; e uma feira de cidadania com diversos serviços gratuitos para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!