Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2020

Conselheiros Tutelares de Capoeiras e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, e as dificuldades encontradas pelo Conselho Tutelar para garantir proteção a esses menores foram debatidos pelos Conselheiros Tutelares do município de Capoeiras, numa live através de uma rede social na noite desta segunda-feira, 18/05/2020. O evento marcou o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Os conselheiros tutelares, Ítalo, Iradelma, Petrucio e Anderson, e com participação de Junior Almeida, o debate começou com o Petrucio falando que devido a pandemia do novo coronavírus, o Conselho Tutelar não está realizando visitas domiciliares, mas que continua atendendo os casos de urgência; ele ressaltou que segundo dados, apenas 10% dos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes chegam ao conhecimento da rede de proteção, e que por isso, a importância da sociedade denunciar os casos que tiver conhecimento.

No contesto do debate, o participante Junior Almeida quis saber o que o CT poderia fazer para que crianças e adolescentes não fossem tão expostas a certas músicas de gosto duvidoso e de cunho sexual; foi respondido que o CT não pode proibir, mas que pode trabalhar a educação.

Foi falado sobre a diferença entre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: nos dois casos a vítima tem seu corpo e intimidade violados, sendo que na exploração, há o aliciamento a prostituição.

A conselheira Delma apresentou um relatório das atividades do Conselho Tutelar do município de Capoeiras neste ano de 2020. Os dados são os seguintes:

Denúncias Recebidas – 90; sendo 33 na zona rural e 57 na cidade.
Notificações Atendidas – 40; sendo 10 na zona rural e 30 na cidade
Casos Acompanhados pelo Conselho – 25
Casos Encerrados pelo Conselho – 08
Casos ainda em acompanhamento - 17

Sendo esses casos: espancamento, trabalho infantil, reconhecimento de paternidade, destituição familiar, guarda, alcoolismo, violência sexual, estupro de vulnerável, violação de direito, drogas e mutilações.

Ofícios Emitidos – 18
Notificações Emitidas – 52
Advertências Emitidas – 08
Requisições de Serviços – 11
Termos de Responsabilidade Entregur - 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!