Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Secretaria de Saúde de Capoeiras implanta projeto de Enfrentamento a Covid-19 com monitoramento domicíliar


Na segunda-feira, 11/05/2020, o município de Capoeiras, PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implementação do projeto intitulado “Plano de Ação de Enfrentamento ao Covid-19” cujo objetivo é realizar o monitoramento domiciliar, pelos profissionais de saúde, afim de identificar usuários com sintomas de síndrome gripal, para o devido acompanhamento pelas equipes das Unidade Básica de Saúde de sua área. Além disso, a atividade se propõe a dar as orientações necessárias de prevenção ao novo coronavírus.

Os profissionais de saúde, entre eles dentistas, médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicóloga, fisioterapeutas, Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias, realizam a visita domiciliar aplicando um questionário afim de levantar as informações que identifiquem sinais de síndrome gripal, além de identificar as pessoas que estão no grupo de risco tais como gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas e as que realizam tratamento contínuo como quimioterapia, hemodiálise, entre outros.

Na ocasião estão sendo distribuídas máscaras e hipoclorito de sódio para higienização correta das mesmas. A ação visa identificar com maior brevidade possível os casos que necessitam de acompanhamento, evitando piora do quadro e diagnóstico precoce em caso de Covid-19. Inicialmente o plano está sendo desenvolvido nas áreas do Loteamento Frei Damião e Quati, na zona urbana, e no Povoado do Alegre, zona rural do município de Capoeiras, sendo posteriormente executado em demais áreas do município.

Ainda como meta estabelecida no Plano de Ação, foi criada a Central de Atendimento, formada pela equipe da Vigilância em Saúde, que funciona de segunda a sexta de 08h a 12h e das 13h as 17h através do seguinte número de telefone: (87)99658-2150. Esta Central tem como objetivo prestar orientações a partir das queixas apresentadas pelos usuários que realizam contato telefônico com a equipe.

Esse projeto foi pensado no intuito de otimizar os atendimentos dos equipamentos de saúde do município, Unidades Básicas de Saúde e Unidade Hospitalar, para que os usuários busquem o acesso de acordo com sua necessidade, visando um atendimento precoce, antes que os sintomas se agravem, devido a situação da pandemia que estamos vivenciando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!