Seguidores

domingo, 31 de maio de 2020

Pernambuco: novo Decreto mantém comercio e escolas fechados

O governador Paulo Câmara assinou, neste domingo, 31/05/2020, o decreto nº 49.055/20, que sistematiza as regras de enfrentamento ao novo coronavírus após o término do período de quarentena rigorosa nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (01), em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas (pares e ímpares), mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

As aulas presenciais nas redes pública e privada continuam suspensas até 30 de junho. Permanece proibida a realização de eventos de qualquer natureza com público, assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O novo decreto estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o enfrentamento à pandemia, será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme o Plano de Convivência com a Covid-19 aprovado pelo Governo do Estado, que será apresentado nesta segunda-feira.

Podem continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings, para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e casas lotéricas.

Os shoppings continuam com lojas fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração. Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

Por último, o decreto determina que pessoas que tenham ou tiverem contato com pacientes diagnosticados com Covid-19 devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente do aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto sempre que possível.


QUARENTENA 🏠 | A partir desta segunda (1º), há uma série de regras que continuam valendo. Relembre:

😷 Uso de máscaras permanece obrigatório

👥 Seguem proibidas aglomerações de mais de dez pessoas (a não ser nas atividades essenciais e respeitando as normas sanitárias)

❌Continuam fechados: escolas, comércio, praias, parques e calçadões, restaurantes, shoppings, academias de ginástica, cinemas, salões de beleza, barbearias, clubes sociais, centros culturais e demais estabelecimentos e serviços não essenciais.

👍 Podem abrir: supermercados, padarias, mercadinhos, postos de gasolina, farmácias, bancos, casas lotéricas, casas de ração animal, água mineral e gás e demais serviços essenciais.

👍 Bares e restaurantes podem fornecer a domicílio ou como ponto de coleta. Restaurantes para caminhoneiros podem abrir, desde que não haja aglomeração.

As regras estão detalhadas no decreto nº 49.055/20, que o governador Paulo Câmara assinou e foi publicado neste domingo (31), em edição extra do Diário Oficial. Nesta segunda (1º), será detalhado o plano que levará ao retorno gradativo das atividades econômicas.

📊 CORONAVÍRUS📊 | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste domingo (31), 1.023 novos casos de Covid-19 no Estado – são 34.450 no total. Entre aqueles confirmados hoje (31), 236 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 787 são casos leves. Do total de 34.450, 14.336 são graves e 20.114 leves. Dos graves, 1.051 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 5.713 estão internados, sendo 225 em UTI e 5.488 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim aponta mais 1.449 pessoas recuperadas da doença, totalizando 15.342 curas. Também foram computados 67 novos óbitos, ocorridos desde o dia 21 de abril. Com isso, o Estado soma 2.807 mortes pela Covid-19. Confira os detalhes: https://bit.ly/2yN6oGe

🦠ESTABILIZAÇÃO🦠| A disseminação da epidemia do novo Coronavírus estabilizou em Pernambuco e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido. Foram analisados estudos do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Os números são importantes, mas ainda há um longo caminho pela frente. Alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...