Seguidores

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Merece Registro, Capoeiras, 11/05/2020



  • Novo coronavirus no município de Capoeiras. A Secretaria Municipal de Saúde de Capoeiras, PE divulgou mais um Boletins diários sobre os casos do Covid-19 no município. Segundo o último boletim divulgado neste domingo, 10/05/2020, Capoeiras tem 39 pessoas apresentando Síndrome gripal, os quais cumprem isolamento domiciliar; tem 02 caso sob investigação; outros 63 casos já foram descartados; e 02 casos foram confirmado para o novo coronavírus, sendo que um paciente está recuperado, e 01 faleceu.



  • Barragem Gurjão atinge nível de 76% da capacidade. Ainda nem começou a estação do inverno e a Barragem Gurjão que abastece os moradores da cidade de Capoeiras está com 76% da sua capacidade, o equivalente a aproximadamente 2.362.522 metros cúbicos de água. Na sexta-feira (24/04), a barragem acumulava 61% da capacidade; com as chuvas deste domingo (10?05), caídas na cabeceira do Rio Una e seus afluentes, o nível do manancial aumentou para 76%. A informação é de servidores da Compesa que estiveram nesta segunda-feira, 11/05/2020, realizando o monitoramento da Barragem. 


  • Enchente no Rio Una arrasta carro. As chuvas caídas neste domingo, 10/05/2020, no município de Capoeiras causaram enchente no Rio Una. Um motorista que tentou atravessar uma ponte (passagem molhada) no Rio Una, no Sitio Piado, teve o seu carro arrastado pela correnteza.  O veículo foi arrastado de cima da ponte, caiu no leito do Rio, e só parou quando ficou preso nas pedras e na vegetação. Segundo informações houve apenas danos materiais e o susto do motorista.


  • Governador Barbosa Lima Sobrinho visitou João Borrego na então Vila de Capoeiras. A partir de postagem do Blog do Anchieta Gueiros, de Garanhuns, O capoeirense Junior Almeida escreveu um interessante texto sobre uma história com o fazendeiro João Borrego, chefe político da então Vila de Capoeiras, em Pernambuco. Anchieta Gueiros publicou um texto de 1988, do jornalista Rinaldo Souto Maior, então repórter do jornal Diário da Noite (de São Paulo), que entrevistou no Rio de Janeiro, o ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho. E que a esposa do ex-governador ao saber que o jornalista era natural de Garanhuns perguntou-lhe se conhecia Neusa, esposa do médico Alfredo Leite e filha de João Borrego; acrescentando que teriam estado na fazenda do ‘querido coronel João Borrego’ onde foram recebidos exemplarmente pela família. Junior Almeida descobriu que o governador Barbosa Lima Sobrinho esteve nas terras das Capoeiras no dia 1º/04/1949, inaugurando a primeira escola do lugarejo, que era localizada ao lado do hospital municipal. Leia o texto aqui: robertoalmeidacsc.blogspot.com


  • Documentos perdidos. O nosso amigo e compadre Gilvan Costa perdeu no inicio do mês, no trecho entre sua residencia e a Estação de Tratamento de Água da Compesa, em Capoeiras, uma carteira porta cédulas contendo os documentos: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Habilitação e cartões de credito. Quem encontrou por gentiliza devolver ao mesmo.

Para refletir
Ah o amor... que nasce não sei onde, vem não sei como, e dói não sei porquê.
Luís de Camões

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!